O que é o Circuito das Águas, em SP?

Saiba o que é esse local e descubra que o interior brasileiro também é um excelente destino para suas viagens.

O Brasil é um país de grande diversidade em todas as áreas: culturais, climáticas, geográficas, etc. E quando se trata de turismo, não poderia ser diferente. Em solo brasileiro é possível encontrar inúmeras atrações e para todos os gostos dos viajantes: praias, montanhas, floresta, pantanal, grandes cidades, cidades históricas, locais de grande badalação, lugares de grande calmaria... Basta apenas escolher o destino, programar a viagem e aproveitar.

Circuito das Águas é um desses destinos de viagens que possui muitos atrativos. Ele é uma rota turística que integra nove cidades do estado de São Paulo: Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro.

Juntas, essas cidades possuem atrativos como suas histórias, gastronomia, ecoturismo e turismo rural, artesanatos e estâncias de águas termais. Para quem gosta de tranquilidade e busca relaxar, o local é totalmente apropriado, mas também possui algumas atividades para quem quer adrenalina e prática de esportes.

Veja abaixo o que cada uma das nove cidades pode proporcionar para os turistas.

Águas de Lindóia

É conhecida como a capital brasileira do termalismo e um dos centros hidroclimáticos mais importantes do mundo. Possui também um circuito de montanhas com diversas trilhas, sendo o Morro do Pelado um dos locais que mais atraem visitantes e a possibilidade de alugar cavalos para passeios. A Praça Adhemar de Barros é mais um dos principais pontos turísticos da cidade, assim como o turismo rural. O local ainda tem como pontos turísticos a Gruta Nossa Senhora de Fátima, a represa Cavalinho Branco, o Morro do Cruzeiro e as igrejas Matriz do Cristo Rei e Nossa Senhora das Graças.

Amparo

Ela é famosa por suas casas, construções e fazendas da época áurea do café. Nela existem várias igrejas, parques, como o parque linear, que atrai visitantes que gostam de estar em meio à natureza, a Biblioteca Municipal Carlos Ferreira, praças, um polo astronômico, a casa do artesanato, além do turismo rural e a estação ferroviária da Companhia Mogiana.

Holambra

Na cidade existe uma das maiores comunidades de imigrantes holandeses no Brasil. Ela é a capital das flores, sendo o local onde acontece a Expoflora, evento que atrai visitantes do país inteiro. Trazendo a cultura dos países baixos para a cidade, o Moinho Holandês é um dos principais pontos turísticos, juntamente com o Museu Histórico de Holambra. Os restaurantes da cidade também retratam essa cultura, contendo pratos da culinária holandesa. É possível conhecer ainda o Lago dos Macaquinhos, o Conjunto Aquático Municipal, a Disneylândia dos Robôs, entre outros. Os restaurantes da cidade também retratam essa cultura, contendo pratos da culinária holandesa.

Foto: Reprodução Internetcircuito das águas
 

Jaguariúna

A terceira maior festa de rodeio do Brasil acontece na cidade de Jaguariúna, motivo que atrai muitos turistas. Ela possui diversos parques e praças, turismo rural e um importante patrimônio ferroviário: uma maria-fumaça que faz um passeio até a cidade de Campinas. A biblioteca municipal e o Teatro Municipal Dona Zenaide também são pontos bastante procurados pelos visitantes.

Lindóia

É considerada a capital nacional da água mineral. Seu principal ponto turístico é o Complexo do Grande Lago, que é utilizado para diversas atividades. O ecoturismo também é um forte atrativo da cidade. O local ainda possui o Centro de Memória, o Complexo Turístico do Vale do Barreiro, o Cristo Redentor e o Morro do Mosquito, diversas praças e o Rio do Peixe, que forma diversas cachoeiras e ilhas.

Foto: Reprodução Internetcircuito das águas
 

Monte Alegre do Sul

Possui uma excelente estância de águas termais e sua localização faz que ela seja cercada por montanhas. A cidade conta com mirantes, cachoeiras, um centro histórico e diversos alambiques para quem gosta de experimentar vinhos e cachaças. Também é possível praticar rafting, rapel, trekking e tirolesa na cidade.

Pedreira

Cidade tranquila, ela é a capital da porcelana, com mais de 400 lojas e fábricas de artigos para casa. Os visitantes podem fazer passeios no Morro do Cristo, na Praça Coronel João Pedro, no Museu da Porcelana e no Casarão Real de Pedreira. Outro local bastante importante da cidade é o Monumento aos Expedicionários, que retrata o símbolo da Força Expedicionária Brasileira e é uma homenagem aos cinco expedicionários da cidade que participaram da Segunda Guerra Mundial, defendendo o país em campos de batalha na Itália. Há ainda capelas e igrejas que podem ser visitadas pelos viajantes.

Foto: Reprodução Internetcircuito das águas
 

Serra Negra

Possui muitos parques, praças, hotéis-fazenda, ótimas fontes de águas termais e ainda é muito procurado para quem quer fazer compras, por fazer parte do circuito das malhas e dos couros. O turismo rural também é bastante procurado na cidade, além dos outros pontos turísticos, como o Cristo Redentor, o teleférico, o Museu Histórico e Cultura, o Moinho Povos Unidos, entre outras atrações.

Socorro

A prática de esportes de aventura é seu ponto forte, sendo possível praticar rafting, tirolesa, rapel, arvorismo, trilhas, entre outros. Possui muitas cachoeiras e um polo têxtil importante, fazendo com que o turismo de compras cresça cada vez mais no local. A cultura também é bastante valorizada, mantendo diversos casarões, centros culturais e prédios históricos.

Foto: Reprodução Internetcircuito das águas

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais