O que é o Acordo de Paris?

O acordo, de forma resumida, visa combater o aquecimento global.

Recentemente os jornais noticiaram que o presidente dos EUA, Donald Trump, decidiu que o país deixará o Acordo de Paris. A notícia causou preocupação e manifestação por parte de diversos líderes mundiais. O ex-presidente norte americano Barack Obama lamentou a saída do país do Acordo. Com a saída dos EUA, a ONU estima que a temperatura aumentará 0,3ºC até o fim do século.

Mas afinal, o que é esse acordo?

O Acordo de Paris é um compromisso firmado por 195 países, com a finalidade de controlar e reduzir a emissão de gases poluentes (dióxido de carbono), visando diminuir os impactos que eles causam. O principal, como todos já conhecemos, é o aquecimento global. Esse acordo foi a primeira "providência" a nível mundial para o combate ao aquecimento global.

Para que esse acordo se mantenha em vigor, é preciso da ratificação de pelo menos 55 países responsáveis por 55% da emissão de gases poluentes. A preocupação pela saída do país norte americano é pelo fato de que os EUA é um dos países que mais emite esse tipo de gases.

Diante desse compromisso, os países se comprometem a manter o aumento da temperatura média do planeta abaixo de 2ºC, com o objetivo de reduzirem o aquecimento para 1,5ºC.

Esse acordo foi feito durante a 21ª Conferência das Partes (COP21), realizada pela UNFCCC – Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, em dezembro de 2015. O líder da conferência era o ministro das Relações Exteriores da França, Laurent Fabius.

Foto: Reprodução internetAcordo de Paris

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais