O que é Jogo de Senet?

Conheça o jogo de tabuleiro mais antigo do mundo.

Esse é um jogo que provavelmente você nunca jogou na vida. Entre os muitos jogos de tabuleiro que conhecemos, como o xadrez, a dama, gamão, nenhum é tão antigo quando o jogo de Senet.

O jogo de Senet era um jogo de tabuleiro que surgiu no Antigo Egito. Ele era jogado por todas as classes sociais e era a diversão mais popular da época. O nome Senet significa “jogo da passagem”. O tabuleiro podia ser feito de madeira, decorado com pedras preciosas, de pedra calcária ou simplesmente riscadas no chão ou em um pedaço de madeira velha.

Foto: Reprodução InternetSenet

O tabuleiro era dividido em três colunas, cada uma possuindo 10 ou 11 perus, nome dado na época ao que chamamos de casa atualmente.

O objetivo do jogo era mover as peças pelo tabuleiro e através de bloqueios e ultrapassagens, terminar o caminho no jogo antes do seu oponente. Apesar do Senet fazer parte da história do Egito e ser citado em muitos papiros e em alguns casos, até pintado em tumbas, nunca foi encontrado registro sobre suas regras.

O que se sabe sobre o jogo é que os participantes tinham o mesmo número de peças, que podiam variar entre cinco e sete peças. A maioria das peças era semelhante ao de um peão do jogo de xadrez. No lugar do dado eram usadas pequenas tábuas com dois lados pintados de preto e um de branco. Elas significavam qual jogada deveria ser feita de acordo com a quantidade de lados brancos e pretos que caíssem.

Apesar de não serem numeradas, as casas seguiam a lógica de contagem. Algumas casas, possuíam desenhos que definiam o andamento do jogo. A casa de número 15, era chamada casa do renascimento. A 26ª casa era uma casa de sorte, chamada nefer. As últimas cinco casas possuíam desenhos com marcas diferenciadas. A egiptóloga brasileira Margaret Marchiori Bakos explicou melhor ao site Fascínios do Egito sobre essas casas.

“Os últimos cinco quadrados tinham marcas especiais. Se um jogador chegasse a uma casa cujo símbolo significava beleza ou poder, era premiado. Não ser adesejado cair com as peças a quatro quadrados do final, pois aterrinas na “casa das águas”, ou na “casa do azar”, significava se “afogar” e talvez voltar para o começo. O quadrado anterior era chamado de “bom” ou de “casa boa”. Os quadrados subsequentes tinham os numerais 3 e 2, respectivamente, referindo-se ao número de casas até o final.”

Foto: Reprodução InternetSenet

Historiadores e arqueólogos já encontraram mais de 40 tabuleiros de Senet em seus achados históricos, muitos deles bem conservados. O mais antigo hieróglifo representando esse jogo é datado de 3100 a 3500 a. C.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais