O que é halterofilismo?

Descubra do que se trata esse esporte.

As chances da palavra halterofilismo não dizer nada pra você são bastante grandes. Mas, mesmo que de forma superficial, você provavelmente sabe o que é, quando o halterofilismo ganha outro nome. Ele é um esporte, popularmente chamado de levantamento de peso. Facilitou, certo?

Essa prática é milenar. Há quem diga que, desde sempre, o homem usa o levantamento de peso para medir a força e ver quem é o mais forte. Muitas civilizações antigas deixaram essa prática registrada em pinturas e gravuras.

As primeiras competições dessa modalidade esportiva começaram a acontecer no fim do século XIX. Em 1891, aconteceu o primeiro Campeonato do Mundo de Halterofilismo, tendo a participação de seis atletas.

O esporte foi um dos disputados na primeira edição dos Jogos Olímpicos Modernos de Atenas, mas posteriormente, foi excluído e adicionado na competição por algumas vezes, até 1920, quando ganhou um lugar fixo nos jogos.

Atualmente, o halterofilismo tem três variações. As explicações são do site SportsRegras:

Foto: Reprodução InternetHalterofilismo
 

Arranque: O arranco é a primeira prova da competição e consiste em levantar a barra do solo até acima da cabeça num movimento sem pausa, sem apoiá-la no corpo.

 Arremesso: O arremesso é executado em duas partes. Primeiro, a barra é colocada horizontalmente em frente das pernas do levantador. É agarrada, com as palmas das mãos para baixo e levantada até à altura dos ombros, por cima do peito, enquanto que o levantador se agacha ou dobra as pernas; a seguir, reergue-se e alinha-se. Na segunda parte, usando a força conjunta de braços e pernas, a barra é levantada acima da cabeça, enquanto que faz um movimento em forma de tesoura com as pernas; a seguir deve realinhar as pernas, com braços estendidos, estabilizar-se, durante dois segundos, e esperar o sinal de “abaixar” dos árbitros. Os árbitros dão o sinal de “abaixar” a barra logo que o levantador fique imóvel em todas as partes do corpo.

Total Combinado: Aqui é resumidamente o total de peso levantado pelo atleta nas duas variantes anteriores, o qual determina o vencedor. Vale lembrar que em todas as competições os atletas são medalhados em todas as variantes em exceção aos Jogos Olímpicos, os quais só premeiam a variante do Total Combinado.

Foto: Reprodução InternetHalterofilismo

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais