O que é espeleologia?

Conheça um pouco dessa ciência.

O nome é bastante estranho e não é muito parecido com seu significado. A palavra vem do latim spelaeum, que significa caverna.

Espeleologia é uma ciência, voltada para estudar cavernas e fenômenos cársticos. É ela que analisa a formação geológica das cavernas, as características, o meio ambiente onde a caverna está localizada, as formas de vida que habitam o local, sua evolução ao longo do tempo, como preservá-la, etc.

A atividade começou a ganhar status de ciência a partir do século XIX, depois que o francês Edouard Alfred explorou uma área chamada de maciço francês e, em 1895, fundou a Sociedade de Espeleologia Francesa, primeira instituição do tipo em todo o mundo. Outras ciências contribuem para as pesquisas e estudos das cavernas, como a hidrologia, a geologia, a biologia, a climatologia e a arqueologia.

No Brasil, mais de cinco mil cavernas já foram catalogadas pela Sociedade Brasileira de Espeleologia. A maior delas, com 100 km de extensão, é chamada de Toca da Boa Vista, e fica na cidade de Campo Formoso, na Bahia.

Foto: Reprodução internetEspeleologia

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais