O que é e como surgiu o Novembro Azul?

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização sobre o câncer de próstata.

Para as mulheres, existe o outubro rosa. Para os homens, foi criado o novembro azul. Ele tem o mesmo objetivo da campanha feminina: conscientizar os homens a respeito do câncer, mas nesse caso, sobre o câncer de próstata, que atinge pessoas do sexo masculino.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais atinge os homens, ficando atrás somente do câncer de pele, segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Porém, a boa notícia é que 90% dos casos são curados, mas para isso, é preciso diagnosticar precocemente.

A campanha novembro azul é extremamente importante, pois o diagnóstico do câncer de próstata ainda é um tabu para os homens. Muitos homens ainda evitam realizar o exame por vergonha. O exame é realizado através do toque retal e serve para diagnosticar não somente o câncer, mas outras doenças anorretais e de próstata. Exames de sangue também ajudam a identificar o câncer.

Com uma evolução lenta, os sintomas do câncer de próstata só são sentidos depois que a doença está em estágio avançado, dificultando o tratamento e diminuindo sua eficiência. Os principais sintomas são a diminuição do jato de urina, mudança na frequência urinária e também dificuldades para urinar.

Recomenda-se que, homens a partir de 50 anos, realizem o exame de próstata anualmente. Para os homens que possuem parentes que tiveram a doença, os médicos recomendam que o exame anual aconteça a partir dos 45 anos de idade. A especialidade médica que cuida da saúde da próstata é a urologia.

Foto: Reprodução Internetnovembro azul


Como surgiu

O novembro azul é uma campanha internacional, chamada de Movember (moustache + november em inglês, que significa bigode e novembro) em outros países.

A campanha surgiu em 1999, em um Pub australiano, quando um grupo de amigos combinou de deixar o bigode crescer como uma forma de apoiar a conscientização a respeito da saúde dos homens. Novembro é o mês escolhido, pois no dia 17, é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

A ação realizada pelos amigos foi um sucesso e logo se espalhou por toda a Austrália e também pelo mundo. A partir de então, os homens passaram a manter seus bigodes no mês de novembro e as mulheres a se vestirem com roupas azuis, como uma forma de apoiar a campanha masculina.

Juntamente com essas atitudes, aconteciam também arrecadações de fundos para apoiar a causa.

Brasil

No Brasil, a campanha chegou através do Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. Além das roupas azuis e informativos divulgados nos diversos tipos de mídia, os pontos turísticos brasileiros são iluminados com luzes azuis.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais