O que é agnóstico?

Os agnósticos são seguidores do agnosticismo, doutrina filosófica.

Agnóstico é uma pessoa que acredita que os fenômenos sobrenaturais são inacessíveis à compreensão do ser humano. Para eles, é inútil discutir assuntos metafísicos, pois são realidades que o conhecimento não tem capacidade de explicar ou comprovar.

Uma pessoa agnóstica pode ser teísta ou ateísta. Os teístas são aqueles que acreditam que a existência de Deus não pode ser comprovada, mas admitem e/ou acreditam na possibilidade de sua existência. Já os ateístas dizem que a existência de Deus não pode ser comprovada, e também não acreditam na possibilidade de existir um ser divino.

Jorge Luís Borges, escritor argentino, fala sobre ser agnóstico:

"Eu não sei se tem alguém do outro lado da linha, mas ser um agnóstico significa que todas as coisas são possíveis, mesmo Deus. Este mundo é tão estranho, tudo pode acontecer, ou não acontecer. Ser um agnóstico me permite viver em um mundo mais amplo, em um mundo mais futurístico. Isso me faz mais tolerante."

Agnosticismo

O agnosticismo é considerado uma doutrina filosófica. O termo agnosticismo possui origem grega, sendo a junção do prefixo indicativo de negação “a” e o termo gnóstikós, que é relativo ao conhecimento. Para essa doutrina, é impossível e inacessível ao conhecimento humano toda noção do absoluto.

Famosos

Segundo o site Significados.com, algumas pessoas famosas, que seguem ou seguiram o agnosticismo, são: Albert Ainstein, Albert Camus, Bill Gates, Brad Pitt, Caetano Veloso, Charles Darwin, Charlie Chaplin e Chico Buarque.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais