O que é a Sexta-Feira Santa?

Saiba o que significa esse feriado.

Um feriado sempre é bom, e quando ele cai na sexta-feira então? Melhor ainda! Hoje, comemoramos a Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão. Esse é um feriado cristão, que simboliza e lembra o dia da morte de Jesus Cristo. Ele faz parte das festividades da Páscoa.

Essa data não tem um dia fixo, como o Natal, que é comemorado todo dia 25 de dezembro. A regra para esse feriado é ser na sexta-feira que antecede o domingo de Páscoa. Normalmente, a data cai entre os dias 22 de março e 25 de abril.

Durante esse feriado, os cristãos possuem alguns hábitos, como o de não comer carne ou fazer jejum. Muitas igrejas aproveitam a ocasião para fazerem teatros, encenações e outros tipos de homenagem que possam recordar a crucificação e a morte de Jesus e retratar como foi seu último dia de vida, antes de ressuscitar. Também existem igrejas que fazem cultos de agradecimento ou se reúnem para orar.

O nome Sexta-Feira da Paixão surgiu por causa das consequências que a morte de Jesus. O termo Paixão de Cristo foi criado para remeter aos sofrimentos que Jesus passou nesse dia. Ele agonizou na cruz por cerca de seis horas antes de falecer.

O acontecimento de sua morte foi um ato que entristece o mundo cristão, porém, foi através da morte de Jesus que o amor e a paixão de Deus pelos homens são provados, conforme escrito em Romanos 5:8.

“Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.”

O resultado da morte de Jesus foi o perdão aos pecadores e a possibilidade de termos acesso a Deus.

Crucificação de Jesus

Jesus foi crucificado no Calvário, entre dois ladrões. Mesmo sem ter encontrado provas que condenassem o Filho de Deus, Pilatos o entregou para ser crucificado a pedido do povo. Barrabás, um assassino que se encontrava preso, foi solto no lugar de Jesus. Ele mesmo teve que carregar sua cruz até o local da crucificação.

A partir do instante que Jesus faleceu, aconteceram terremotos e a escuridão tomou conta da Terra. As cortinas do Templo Sagrado se rasgaram, o que hoje, representa o livre acesso a Deus.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais