O que é a salmonela?

Essa bactéria chega até os alimentos e os contamina através das fezes.

Você já deve ter ouvido falar sobre alimentos contaminados com salmonela pelo menos uma vez em sua vida. Ela é a maior responsável por intoxicação alimentar em todo o mundo.

A salmonela (Salmonella enterica e Salmonella bongori), é uma bactéria transmitida para os seres humanos através de alimentos crus ou mal cozidos. Essa bactéria chega até os alimentos e os contamina através das fezes e tem o poder de se espalhar rapidamente pelos alimentos quando eles são armazenados e manuseados de forma errada ou precária.

Normalmente, os alimentos que mais registram contaminação por essa bactéria são ovos, leite não pasteurizado e carnes, principalmente de aves. Quando um alimento infectado com a salmonela é preparado em contado com outros alimentos – como quando cortamos legumes, por exemplo –, a bactéria pode ser transmitida para eles.

Quando uma pessoa ingere um alimento contaminado com a salmonela, os sintomas da doença, chamada salmonelose, normalmente aparecem de 12 a 36 horas após o consumo. Os principais sinais de que a pessoa foi contaminada são dores abdominais, vômito, diarreia e mal estar. Perda de apetite, febre, enjoos e fezes com sangue também podem acontecer.

Esses sintomas costumam durar poucos dias, e quando permanecem por mais de três, é recomendado procurar ajuda médica, pois pode significar que a doença tenha ocorrido em uma forma mais grave e pode se espalhar para outros órgãos do corpo.

Quando a salmonelose ocorre de forma branda, o tratamento consiste em aliviar os sintomas e manter o paciente bem hidratado e em repouso por alguns dias. Em casos mais graves, o uso de antibiótico é necessário e sintomas como calafrios, dor nas articulações, inflamações nos olhos e dificuldade em urinar também podem aparecer.

Foto: Reprodução InternetSalmonela

Como evitar a salmonela?

Esse tipo de bactéria é sensível a altas temperaturas, sendo eliminada quando os alimentos são bem cozidos, assados ou fritos. Porém, elas são resistentes ao frio, por isso é importante ter cuidado na hora de manusear os alimentos crus e evitar que a salmonela passe para alimentos que serão consumidos crus, como saladas.

- Quando for preparar uma refeição, lave as mãos antes, durante e depois da manipulação;

- Higienize os vegetais os deixando de molho em água com hipoclorito de sódio ou uma colher de chá de água sanitária;

- Ovos e carnes devem ser cozidos totalmente;

- Leite cru deve ser evitado. Prefira os pasteurizados ou que tenham sido fervidos;

- Descongele a carne aos poucos, deixando-a dentro da geladeira;

- Lave bem os utensílios de cozinha utilizados e não deixe com que os usados na preparação de carnes cruas tenham contato com outros alimentos;

- Mantenha os ovos sob refrigeração.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais