O que é a Rota da Liberdade?

Esse roteiro turístico foi criado pela Agência Reality Tour e passa por 15 cidades paulistas.

O Brasil é riquíssimo quando o assunto é locais para turismo. Além das praias, a história do país resultou em locais repletos de informações culturais e hábitos de povos antigos. Um exemplo desses lugares é a Rota da Liberdade, um circuito turístico que abrange o Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte de SP.

O roteiro passa por 15 cidades paulistas e tem como objetivo apresentar a forma como os negros africanos e seus descendentes formaram e influenciaram na cultura da região. O passeio foi criado pela Agência Reality Tour e é realizado em seis diferentes “caminhos”. Cada um dos passeios dura cerca de três dias.

Veja também: O que é o Circuito das Águas, em SP?

O primeiro deles chama-se O Negro Africano e os Barões do Café. Ele passa pelas cidades de Taubaté, Tremembé e Pindamonhangaba. Na lista de locais visitados, está incluso o Sítio do Pica-Pau Amarelo.

Na Rota da Abolição é o segundo passeio realizado. Ele leva os visitantes para as cidades de Tremembé, São Luiz do Paraitinga e Redenção da Serra, primeira cidade que libertou os escravos no Vale do Paraíba.

Pelas cidades de Piquete, Lorena e Cruzeiro, os turistas fazem o caminho denominado Religiosidade e Economia. O objetivo é mostrar a contribuição dos negros não somente para a economia, mas também para a sociedade em geral.

O quarto roteiro leva os turistas pelas cidades de Cunha, Guaratinguetá e Piquete. Chamado Cultura Afro-brasileira e Caminho do Ouro, ele apresenta a expansão cultural dos negros.

A quinta opção para os visitantes é o passeio Sociedade Escravista e Economia Cafeeira. Ele passa por Piquete, Bananal e São José do Barreiro e demonstra os aspectos da religiosidade afro-brasileira e da economia cafeeira.

A última parte da Rota da Liberdade é o roteiro Quilombo e Sítios Arqueológicos, nas cidades de São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela.

Os passeios, além de terem como finalidade a difusão da história e da cultura afro-brasileira, ainda divulgam a gastronomia que envolve essa cultura. Em algumas das cidades, as paisagens, além de belas fotos, rendem uma boa aventura, com esportes radicais.

Conheça o Lago de Furnas, uma das paisagens mais belas de MG

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais