O que é a febre amarela?

Recentemente você deve ter visto notícias falando a respeito dessa doença. Descubra o que é a febre amarela.

Nos últimos dias, tem se falado muito sobre a febre amarela, depois de alguns casos da doença terem sido identificados. O último surto de febre amarela havia acontecido em 2008/2009.

Ela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida através de mosquitos. Existem dois tipos de febre amarela: a urbana, quando é causada pelo Aedes aegypti, mesmo mosquito transmissor da dengue, e a silvestre, quando é transmitida pelo Haemagogus e Sabethe. O vírus se prolifera com facilidade em regiões tropicais, como na América do Sul e na África.

A doença recebe esse nome por deixar a pele do doente com coloração amarela. Ela é considerada aguda e causa hemorragias em diferentes graus. Nem todas as pessoas que contraem a doença apresentam os seus sintomas, que são: febre, dores musculares em todo o corpo, especialmente nas costas, dor de cabeça, fadiga e fraqueza, perda de apetite, fotofobia, náuseas e vômitos, olhos, face ou língua avermelhadas. Esses sintomas, na fase aguda da doença, passam sozinhos dentro de cerca de quatro dias.

Em algumas pessoas, o vírus atinge a fase tóxica. Essa fase acontece quando, depois de 24h de que a pessoa se recuperou, ela volta a sentir os sintomas de maneira mais grave. Os sintomas dessa fase são febre alta, urina escura, icterícia, dores abdominais, sangramentos na boca, nariz, olhos ou estômago. Em casos de gravidade extrema, o doente ainda pode ter delírios, convulsões e entrar em coma. Por causa dos danos que a doença causa ao organismo, ela pode causar a morte.

Para evitar a doença, é preciso, primeiramente, contribuir para a eliminação do mosquito, evitando deixar água parada, ambiente onde ele se reproduz. É necessário também que a população tome a vacina contra a febre amarela. O uso de repelente contra insetos também pode ser útil, assim como vestir roupas que deixem o mínimo possível do corpo exposto à picada do mosquito.

A vacina contra a febre amarela é disponibilizada nos postos de saúde durante todo o ano, e, depois de tomada, é válida por 10 anos. Ela pode ser aplicada em pessoas que tenham mais de seis meses de vida.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais