O que é a Doença de Lyme, contraída pelo cantor Justin Bieber?

A doença leva esse nome por ter sido descoberta na cidade norte-americana de Lyme, na década de 70.

Quando vemos uma pessoa sofrendo mudanças em sua saúde e em sua aparência física, um leque de opções se abre a respeito do que está acontecendo com ela. Um famoso exemplo disso é o cantor Justin Bieber, que divulgou recentemente que está sofrendo com a Doença de Lyme. Antes de sua declaração, muitos seguidores chegaram a observar mudanças na vida da celebridade, algumas delas até atribuindo isso ao uso de drogas. Avril Lavigne também já contraiu a doença, precisando dar uma pausa na sua carreira por cinco anos para se tratar.

A Doença de Lyme é uma enfermidade causada por bactérias do gênero Borrelia, transmitidas para as pessoas através da picada de carrapatos. A doença leva esse nome por ter sido descoberta na cidade norte-americana de Lyme, na década de 70.

Normalmente, para que a transmissão aconteça, é necessário que o carrapato infectado fique agarrado no corpo da pessoa por um período de, pelo menos, 36 horas. A única forma de prevenir a doença é não permitir que ocorra a picada de carrapato.

Foto: Reprodução InternetUm dos sintomas da Doença de Lyme é o aparecimento de manchas na pele.
Um dos sintomas da Doença de Lyme é o aparecimento de manchas na pele.

Sintomas

Em muitas pessoas, primeiro sintoma apresentado pela doença é uma lesão na pele, onde ocorreu a picada. Normalmente, aparece em forma de mancha uma semana após a infecção e vai se expandindo lentamente. Outros sintomas iniciais são febre, dor de cabeça e fadiga.

Se não é diagnosticada e tratada no estágio inicial, os sintomas vão evoluindo e o paciente passa a apresentar dores nas articulações, dores mais intensas na região da cabeça e pescoço e até palpitações cardíacas. Nos meses seguintes a infecção, a pessoa pode apresentar fortes dores e formigamento nos braços e pernas.

Em cerca de 10% dos casos, as pessoas infectadas sofrem com problemas decorrentes da doença pelo resto da vida, como fadiga, dor nas articulações e problemas de memória.

A parte emocional também pode ser afetada pela doença. Por não ser tão simples de diagnosticar, muitos pacientes entram em depressão por não saberem que problema de saúde estão enfrentando.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais