O que é a Depressão de Afar?

Surpreenda-se com as características únicas desse local!

A melhor descrição para a Depressão de Afar é a palavra surreal. Ela é nada menos que o encontro de três placas tectônicas. O local também é chamado de Triângulo de Afar. Ela fica no leste da África, entre a República do Djibouti, Etiópia e Eritreia.

Essas placas tectônicas estão se separando de 1 a 2 centímetros por ano, o que leva pesquisadores a crerem que, daqui há algumas centenas de anos, um novo continente se formará. Graças aos movimentos constantes das três placas, é frequente o surgimento de fissuras, vulcões, falhas terrestres e fontes termais.

A superfície do local, aparentemente, é congelada. Já abaixo da superfície, existe magma que é uma verdadeira bola de fogo, e é esse magma que mantem 12 vulcões ativos na região. Também é possível encontrar gêiseres, caldeirões e até um lago de lava. São diversas paisagens em um só lugar!

Próxima a região, fica o lago Assal, que é o ponto mais baixo da África, estando a 155 metros abaixo do nível do mar. Há muitos anos atrás, o Mar Vermelho inundou a região, inclusive a área da Depressão, e no local, ficaram grandes quantias de sal, que hoje são exploradas comercialmente.

O clima nessa região varia entre 25ºC durante os meses de setembro a março, que é a estação das chuvas, e 48ºC de abril a agosto, estação seca e muito quente.

Ao longo da história, pesquisadores encontraram muitos fósseis de hominídeos, inclusive a famosa Lucy, espécime de Australopithecus afarensis.

Confira algumas imagens desse lugar encantador.

Foto: dr.curioso/google mapsDepressão de Afar
Foto: Reprodução InternetDepressão de Afar
Foto: Reprodução Internet/vivien cummingDepressão de Afar
Foto: Reprodução Internet/NATIONAL GEOGRAPHICDepressão de Afar
Foto: Reprodução InternetDepressão de Afar
Foto: Reprodução InternetDepressão de Afar

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais