O que é a deep web?

Descubra o que é esse recurso online.

Se você não é uma pessoa muito ligada a tecnologia ou tem somente conhecimentos básicos sobre a utilização da internet, provavelmente você nunca escutou o termo deep web. Essas duas palavras, que significam “web profunda”, são usadas para dar nome ao acesso “restrito” da internet.

Apesar de ser um excelente veículo para pesquisa, nem tudo pode ser encontrado no Google. O conteúdo que acessamos é chamado de Surface web, que significa “web superficial”. A deep web é cerca de 500 vezes maior do que a surfasse web e esconde um conjunto de servidores e sites, a maioria deles criados para esconderem piratarias digitais, crimes e hackers. Porém, ela também é usada por órgãos de segurança e pessoas que querem compartilhar e armazenar arquivos sigilosos.

O conteúdo encontrado na deep web é bastante incomum. Pode-se dizer que uma pessoa “normal” não usaria esse tipo de recurso. Normalmente, ela é acessada por pessoas más intencionadas ou por curiosos, que querem saber o que pode ser encontrado nesse universo paralelo. Se algum dia você resolver utilizar esse recurso de buscas, se prepare, pois você encontrará conteúdos bizarros nos resultados de busca.

Para acessar a deep web, é preciso usar navegadores especiais, sendo os mais comuns deles o TOR, I2P e o Freenet. Esse modo de acesso, claro, não é tão seguro como o modo de pesquisa comum. Por exemplo: se você estiver atrás de algum conteúdo que um hacker não queira que você acesse, provavelmente ele deixou algum tipo de vírus protegendo os dados.

Outro detalhe é que, para acessá-la, você deve saber ler em inglês, pois a maioria do seu conteúdo é disponibilizado na língua estrangeira. Pouco ou quase nenhum conteúdo pode ser encontrado em português.

Foto: Reprodução InternetDeep web

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais