O que é a água micelar e quantas vezes posso usá-la?

Antes pouco conhecida, hoje a água micelar pode ser encontrada facilmente em prateleiras de farmácias e até em lojas de diversidades.

Ela virou um dos produtos de beleza indispensáveis para quem gosta de se cuidar. Antes pouco conhecida, hoje a água micelar pode ser encontrada facilmente em prateleiras de farmácias e até em lojas de diversidades. Porém, será que todas as pessoas que a utilizam sabem de que ela é feita e para que realmente serve?

Utilizada por muitas pessoas como demaquilante (removedor de maquiagem), seu uso principal não tem essa função. Ela é um produto para limpeza de pele em geral, podendo ser utilizado diariamente mesmo sem o uso de maquiagens. Esse tipo de água possui diferentes substâncias chamadas de micelas, que são moléculas formadas por água e gordura. Por conter os dois componentes, ela é capaz de remover qualquer tipo de resíduo que possa estar presente na pele, sendo muito satisfatória quando o quesito é pele limpa. Apenas algumas gotas do produto já são suficiente para o trabalho.

Foto: Mercado LivreA água micelar se tornou um dos produtos de beleza indispensáveis para quem gosta de uma pele limpa e bonita.
A água micelar se tornou um dos produtos de beleza indispensáveis para quem gosta de uma pele limpa e bonita.

Apesar de não agredir a pele – inclusive as mais sensíveis –, a água micelar não deve ser utilizada com frequência por mais de duas vezes por dia. Especialistas indicam que ela seja aplicada na pele de manhã, após lavar com água e antes da maquiagem e outros produtos, e a noite, para removê-los.

É importante destacar que, apesar de ela remover maquiagens, os demaquilantes são mais indicados para tal finalidade, pois a água micelar não consegue remover com eficiência os produtos à prova d’água. O ideal é que ela seja utilizada após a remoção da maquiagem, pois assim garantirá que nenhum resíduo ficará na pele.

Uma função extremamente importante desse tipo de água é que ela impede que os poros fiquem entupidos, evitando assim a formação de milium (pontinhos brancos ou amarelos que surgem ao redor dos olhos, nas pálpebras e nas bochechas). Ela é considerada a melhor substituta para os sabonetes, pois não agride a pele e nem aumenta a oleosidade da mesma.

Quando a água micelar é utilizada demasiadamente, ela causa o chamado ‘efeito rebote’, quando as células epiteliais aumentam a produção de óleo para compensar a quantia excessiva que está sendo removida.

O sucesso desse produto é tão grande que essa tecnologia já está sendo utilizada em outros produtos, como sabonetes corporais e produtos para cabelo.

Descubra também: De que é feito o pó de arroz?

Descubra também: De que é feito o batom?

Foto: Maquilagem BlogCom o sucesso da água micelar, essa tecnologia está sendo aplicada em outros produtos.
Com o sucesso da água micelar, essa tecnologia está sendo aplicada em outros produtos.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais