O que aconteceria se o Planeta Terra parasse de girar?

Se você nunca pensou nessa possibilidade, saiba que as consequências dessa "parada" seriam irreversíveis.

Apesar de não percebermos e nem pensarmos nisso diariamente, todos sabemos que a Terra está constantemente em um movimento giratório. É graças a essa rotação que existe o período do dia e da noite. A velocidade da rotação do nosso planeta é de 1.700 quilômetros por hora.

Foto: Reprodução InternetPlaneta Terra

Mas, o que aconteceria se o mundo simplesmente resolvesse parar de girar? Talvez você nunca tenha pensado nisso. Porém, as consequências desse acontecimento seriam muito mais sérias do que você pode imaginar. Nosso planeta entraria em um estado que a física chama de inércia.

Segundo Rubens Machado, do departamento de astronomia da USP, se a Terra parasse de girar, tudo seria simplesmente arrancado da superfície do Planeta: cidades, oceanos, as pessoas e até mesmo o ar presente na atmosfera. Como a velocidade de rotação do nosso planeta é extremamente baixa, tudo cairia de volta, pois essa velocidade não seria o suficiente para arremessar todo o material terrestre para fora do campo gravitacional.

A falta de rotação também acabaria com os períodos de dia e noite e, consequentemente, com a vida no planeta. A área onde a luz solar continuaria alcançando a Terra se tornaria um enorme deserto, com temperaturas tão altas que seria insuportável viver lá. Além do mais, toda a água dessa parte do planeta iria evaporar. Já na parte escura, a falta da luz solar tornaria a área extremamente gelada. Uma crosta de gelo se formaria rapidamente e extinguiria toda a vida existente no local, se é que ainda restaria alguma vida após tudo ser arremessado para fora do planeta e puxado novamente pela gravidade de maneira brusca. Os cientistas acreditam que, os dias e noites passariam a ter a duração de seis meses.

Provavelmente, a Terra também perderia seu campo magnético, que serve para proteger o planeta contra as partículas de altas energias, resultantes dos ventos solares, que são enviadas para o nosso planeta. A terra ainda seria afetada por um grande número de terremotos e catástrofes naturais.

A boa notícia, é que é praticamente impossível que esse "fenômeno" aconteça. Mas, se algum dia acontecer, já esteja ciente de que provavelmente todos iremos morrer.

Foto: Reprodução InternetPlaneta Terra

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais