O que acontece quando uma estrela morre?

Assim como nós, seres humanos, as estrelas também nascem, crescem e um dia morrem. Descubra o que acontece depois quando a vida de uma estrela chega ao fim.

As estrelas são parte do nosso universo, que deixam os céus mais belos durante a noite. Um céu estrelado é sem dúvida um dos espetáculos mais belos que o ser humano pode admirar, e também uma parte de toda a criação que mais deve ser estudada, pois muitas coisas do espaço ainda são um mistério para nós.

A olho nu, podemos enxergar cerca de 8.500 estrelas, número que aumenta quando utilizamos uma luneta ou telescópio. Porém, o número de estrelas existentes no espaço vai muito (muito mesmo!) além da quantidade que conseguimos ver. Assim como os seres humanos, as estrelas tem “vida útil”. Ao contrário do que pode parecer, elas não vivem para sempre. Elas nascem, crescem e morrem.

Foto: Reprodução InternetEstrelas

As estrelas são corpos formados nas nebulosas, nuvens de gás Hélio e Hidrogênio. Essas moléculas de gás vão sendo atraídas e vão se juntando, contraindo os gases. Essa contração faz aumentar a temperatura, até que a temperatura se torne tão alta que emita luz. Então, como um combustível, o gás Hidrogênio começa a queimar. Enquanto queima, acontece uma fusão nuclear, que resulta em diferentes gases, sendo um mais pesado que o outro.

Conforme o combustível é consumido, a estrela se expande e ela se transforma em uma Gigante Vermelha. Depois desse estágio, a estrela começa a encolher devido a força gravitacional que passa a prevalecer. O tempo de vida da estrela dependerá da sua massa. Quanto maior sua massa, mais calor e luz ela irá liberar.

Quando todo o combustível acaba, a estrela morre. A queima do combustível origina a existência de elementos mais pesados, que termina quando ela passa a produzir ferro. A partir de então, a estrela resfria e encolhe consideravelmente, transformando-se em ferro. Quando a massa da estrela é considerada pequena, cerca de um terço do Sol, ela vira uma estrela de nêutrons, e quando é maior, ela se transforma em um buraco negro.

Foto: Reprodução Internet/Ben CanalesEstrelas

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais