O que acontece com o cérebro quando escutamos nossa música favorita?
Segundo um estudo publicado na revista Scientific Reports, uma música que gostamos nos causa prazer, mas uma música favorita pode nos fazer submergir a nostalgia.
Todos nós temos uma música favorita, mesmo que ela mude ao longo do tempo, quando novas músicas vão surgindo. As canções elas mexem diretamente com o nosso cérebro.
Segundo um estudo publicado na revista Scientific Reports, uma música que gostamos nos causa prazer, mas uma música favorita pode nos fazer submergir a nostalgia.
Através de uma ressonância magnética (fMRI), neurologistas americanos fizeram um mapa da atividade cerebral de 21 pessoas, todas voluntárias, durante o tempo em que escutaram diversas músicas diferentes, de diversos gêneros musicais.
Cada voluntário ouviu seis músicas diferentes, sendo que uma delas é a favorita de cada um deles. Os cientistas puderam perceber, pela atividade cerebral, quais músicas o voluntário gostava ou não.
Escutar uma música que gostamos, sem ser a canção favorita, atinge os hemisférios cerebrais denominados rede de modo padrão. Eles desempenham um papel nos pensamentos concentrados no interior do cérebro.
Quando escutaram a música favorita, os voluntários desencadearam atividades no hipocampo, região que desempenha um papel fundamental nas emoções vinculadas à socialização e também na memória.
Apesar da diferença do gosto musical de cada pessoa, os cientistas puderam constatar que os padrões de fMRI eram similares, independente do voluntário.
Com os resultados, o estudo sugere que ouvir a música favorita pode ajudar a tratar a perda de memória. Porém, para afirmar isto com certeza, mais pesquisas são necessárias.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook
FONTE: Dr. Curioso