Máquina faz suco de laranja e transforma cascas em copos

O princípio da invenção é aproveitar tudo que a laranja dispõe, evitando desperdício e uso de copos plásticos.

O Planeta Terra está vivendo um período crítico de sua existência. Para tentar diminuir a poluição e a quantia de lixo produzido no mundo, a palavra reaproveitar está ganhando destaque. Unindo o útil ao agradável, uma empresa desenvolveu uma máquina que produz suco e copos a partir da laranja.

Projetada pelo escritório de design e inovação Carlo Ratti Associati, em parceria com a empresa ENI, a máquina aproveita tudo que existe na laranja. O equipamento é um exemplo de desperdício zero. 

Foto: Nicola GiorgettiMáquina faz suco de laranja e transforma cascas em copos.
Máquina faz suco de laranja e transforma cascas em copos, aproveitando todo material da fruta.

      

Batizada de “Feel the Peel”, a máquina mede 3,10 metros de altura e tem capacidade para 1.500 laranjas. Ela corta a fruta ao meio, espreme o suco e usa as cascas para a confecção dos copos, que são “fabricados” usando uma impressora 3D.

As cascas que sobram após a retirada do suco, vão para um compartimento, onde são secos, moídos e misturados a um ácido orgânico de origem biológica, chamado ácido polilático. Com esse processo, o material se transforma em bioplástico.

Em seguida, a substância é aquecida e derretida, se transformando em “tinta” para a impressora 3D, que fará os copos. Depois do copo pronto, basta encher de suco e aproveitar!

Inicialmente, o material é usado apenas na fabricação dos copos, porém, a ideia dos criadores é usar o bioplástico feito com laranja para muitas outras finalidades, como, por exemplo, a fabricação de tecidos.

Para a criação da máquina, os inventores usaram o princípio da circularidade em seu projeto. Segundo Carlo Ratti, fundador do escritório e diretor do MIT Senseable City Laboratory, os objetos de hoje em dia precisam usar esse princípio.

“Trabalhando com a Eni, tentamos mostrar a circularidade de maneira muito tangível, desenvolvendo uma máquina que nos ajuda a entender como as laranjas podem ser usadas para muito além do suco”, declarou Ratti.

A máquina foi exposta pela primeira vez ao público na cidade de Rimini, na Itália.

Veja abaixo um vídeo da máquina em funcionamento:

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais