Maio Laranja: O que essa campanha combate?

As ações desse mês são voltadas para um crime grave, que envolve crianças e adolescentes.
Foto: Reprodução InternetMaio Laranja

O mês de maio é um mês com duas importantes campanhas divulgadas para a população: o Maio Amarelo e o Maio Laranja.

O Maio Laranja envolve um tema bastante sério e que prejudica a vida de uma pessoa que é vítima de um crime grave: exploração sexual de crianças e adolescentes. 

Durante todo o mês, muitas campanhas são lançadas para orientar, conscientizar e ensinar como combater o abuso e a exploração sexual de menores de idade. Essas ações promovidas são de extrema importância, pois lutam contra esse crime deplorável, que está previsto nos Artigos 228 e 229 do Código Penal e também no Estatuto da Crianças e do Adolescente (ECA).

A discussão desse tema tem sido cada vez mais necessária, visto que, atualmente, os autores dos abusos e exploração podem estar muito próximos da vítima, podendo ser um amigo, um parente e até mesmo os pais. E a forma de abuso, além de física, pode ser psicológica e moral.

Estima-se que, a cada 15 segundos, uma criança ou adolescente seja vítima de abuso em algum lugar do mundo. No Brasil, esse número chega a uma vítima a cada oito minutos.

Denunciar esse tipo de crime é essencial para que a vítima, que na maioria das vezes não tem capacidade de se defender sozinha, tenha a chance de receber assistência e ajuda das autoridades. Muitas crianças sabem que o que está acontecendo com elas é ruim, mas não tem a plena consciência de que é algo errado e que elas não são as culpadas.

A denúncia a respeito de casos pode ser feita de forma anônima e gratuita, através do telefone 100.

Saiba também sobre o Maio Amarelo

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais