Homens também tem TPM

Você achou que esse "probleminha" era exclusividade das mulheres? Se enganou!

Ah, a famigerada TPM. Aquele período maravilhoso do mês que todo homem está preparado trajando sua armadura, mantendo ao menos cinco metros de distância da esposa e apenas jogando chocolate para evitar ser atacado verbal ou fisicamente. Brincadeiras à parte, a TPM é conhecida por ser um período de muito incomodo às mulheres e que antecede a menstruação.

Ok, mas você falou que homens também têm TPM. Como se eles não menstruam?

Assim como as mulheres, homens também apresentam mudanças hormonais periódicas. Essas mudanças não ocorrem necessariamente todos os meses.

A Sigla é um tanto diferente: SHI, que significa Síndrome do Homem Irritável. Conforme estudo do pesquisador Gerald Lincoln, do Conselho de Pesquisa Médica da Escócia, a SHI é uma mudança hormonal nos homens que causa diversos sintomas parecidos com a TPM das mulheres.

Foto: Reprodução InternetHomem com tpm
 

O estudo foi feito com carneiros, e foi descoberto que no inverno esses animais tinham uma queda de 90% nos níveis de testosterona. A pesquisa ainda foi mais além, com uma análise comportamental dos carneiros que indicou que nesse mesmo período de queda da testosteronas, os bichinhos ficaram mais irritados e agressivos, confirmando o que era antes apenas uma suspeita: os homens tem “TPM”.

No homem os sintomas vão mais além e se assemelham muito aos da TPM, podendo-se citar: irritação em excesso, raiva, ansiedade, depressão e baixa autoestima.

Mas o que poderia ser o fator causador da SHI? Segundo a médica Yael Varnardo, a queda na testosterona pode ocorrer por diversos fatores, como estresse, má-alimentação, mudança repentina de dieta ou até mesmo uma sequência cansativa no trabalho.

Tratamento: Muitos homens podem acabar considerando ser depressão ou algum problema psicológico, mas pode ser apenas a SHI que é pouco conhecida ainda. Para realizar o tratamento o mais indicado é procurar um endocrinologista ou um médico especializado. O tratamento pode ser feito com terapia ou com reposição hormonal, conforme cada caso. É importante sempre procurar um médico especialista para buscar a solução que se adeque melhor a você.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais