Hoje é o Dia da Sogra! Descubra a origem dessa data

Essa figura familiar é um dos principais motivos de piada entre os engraçadinhos.

Hoje, 28 de abril, comemoramos o dia da sogra. Ah a sogra! Para muitos a importante figura familiar é considerada como uma segunda mãe, amiga ou algo do tipo. Já para outros a definição é outra: cobra, detestável e outras coisitas mais. O importante é que todos concordam é que a sogra é sim muito mais que especial, pois foi à pessoa responsável por trazer ao mundo seu verdadeiro(a) amor. Além disso, a mãe da sua cara metade vai estar sempre presente na sua vida, sendo a vovó que estragará seus futuros filhos.

E quem nunca escutou uma piada de sogra? Os brasileiros amam fazer trocadilhos sobre o assunto. A piada de sogra é marca registrada dos comediantes, alguns dizem que as piadas são um tipo de homenagem, vai entender...

A origem da data

O responsável pela criação desta data foi o presidente Juscelino Kubitschek, que devia ter muito apreço pela sogra. Mas a verdadeira razão da existência do dia da sogra foi o atraso dos salários dos servidores federais daquele ano. Sim! Quem precisa de uma força no orçamento, aquele empréstimo amigo, contava com a sogra.

Segundo o professor e historiador Oswaldo Munteal, da PUC (Rio), a intenção do presidente Juscelino era homenagear aquelas que seguravam as contas no final do mês.

Existe outra versão sobre a criação do dia da sogra, mas não é oficial. Dizem as más línguas que o dia da sogra aconteceu desastrosamente. No ano de 1957 um trabalhador industrial britânico criou um zoológico em sua casa e gostaria muito de ter uma sucuri de estimação. Bom, ele conseguiu. Mas a dificuldade de pronuncia fez com que ele chamasse a cobra de “sogra”. Na época o então presidente do Brasil, Jânio Quadros organizou um café na residencial oficial do governo e convidou todos os funcionários, e disse que todos poderiam vir acompanhados das esposas e sogras. O trabalhador industrial levou ao pé da letra e levou para a festa a esposa e a cobra.

Diz a lenda popular que o café foi um desastre, em razão da presença da cobra. O caso ficou famoso e virou piada, pois associava a sogra á uma cobra.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais