Hoje é dia do Geógrafo! Saiba o que faz esse profissional

Parabéns a todos os Geógrafos!

Hoje, 29 de maio, é comemorado o Dia do Geógrafo. Essa profissão não é tão comum como ser um médico ou professor, mas é tão importante quanto às outras. Os primeiros passos para a criação dessa profissão surgiram há muitos anos, na Grécia Antiga. No Brasil, essa profissão foi regulamentada oficialmente por lei no ano de 1970.

Mas, o que exatamente faz um geógrafo?

O geógrafo é o responsável por elaborar mapas e analisa-los, juntamente com as questões sociais e econômicas da sociedade. Ele planeja e organiza o sistema de logística rural e urbana. Ele também tem a função de manter o banco de dados geográficos atualizado e contribui para o planejamento urbano. É ele que desenvolve estratégias e planeja como fazer uma cidade crescer, sem prejudicar e causar danos ao meio ambiente.

Ele contribui para os estudos para a construção de estradas, vias públicas, prédios. O geógrafo também ajuda a delimitar territórios, seja de uma cidade, estados ou país.

Para ser um geógrafo, é preciso ter conhecimento amplo e saber sobre diversos fatores, como clima, vegetação, solo, recursos hídricos, aspectos ambientais, entre outros. Ele também precisa estar informado sobre questões políticas, sociais, ambientais e até mesmo econômicas de uma região e as pessoas que ali vivem. A área da saúde também é conhecida por esses profissionais, que ajudam no desenvolvimento de programas e pontos de atendimentos para as áreas mais necessitadas.

Um profissional da geografia pode lidar com cartografia digital, ecoturismo, ensino (produção de material didático e também dar aulas de Geografia), geografia humana, geografia dos transportes, geopolítica, geoprocessamento, planejamento agrícola, planejamento urbano e sensoriamento remoto.

A maioria dos geógrafos trabalham para órgãos públicos, empresas de engenharia, usinas e multinacionais de setores como mineração, petróleo e outros recursos naturais, ONGs voltadas para a preservação ambiental. Além disso, grande parte dos profissionais formados em Geografia acaba se tornando professores para alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

A data comemorando o Dia do Geógrafo surgiu no Brasil em 1936. A escolha do dia 29 de maio se deu como uma forma de homenagear o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que foi inaugurado nesse dia.

Foto: Reprodução InternetDia do Geógrafo

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais