Hoje é dia do desenhista! Saiba mais sobre essa data e essa profissão

Se você acha que fazer desenho é brincadeira, está muito enganado! Pra muitas pessoas, fazer desenho é coisa séria e esses profissionais tem um dia só deles! 15 de abril é dia do desenhista.

No dia 15 de abril comemora-se o dia do desenhista. A data foi criada em homenagem aos profissionais e artistas que encantam com sua criatividade. Para desenhar é preciso ir além da técnica, o desenhista tem o dom. Além disso, é necessário captar os sentidos, como por exemplo, perspectiva, ângulo, profundidade, luz e a sombra quando for confeccionar suas obras.

Foto: Reprodução InternetDesenho

O desenhista também exerce uma função de interpretação, ou seja, quando está difícil explicar conceitos através do texto o desenho pode ser uma opção.

Origem do Dia Mundial do Desenhista

Está data foi inserida no nosso calendário em 2011, através de uma votação realizada pela Associação Internacional das Artes (IAA), considerada a maior organização não governamental de artistas visuais, fundada em 1954 pela Unesco. A data faz homenagem ao grande pintor e gênio da arte Leonardo da Vinci, que nasceu no dia 15 de abril de 1452. Com o passar dos anos o desenho evolui assim como a humanidade, todavia, não perdeu a essência como fonte de expressão, arte e comunicação.

Onde e como atua o desenhista?

Bom, neste seguimento há um leque de opções: o desenhista pode trabalhar na área de ilustrações de entretenimento, arte digital, agencias de publicidade. Em especifico o artista é responsável pela elaboração de cartões de visita, capas de livros, gibis, revistas infantis. Contudo, existem dois tipos de profissionais: o tipo que utiliza lápis, aerógrafo e tinta e os que fazem desenhos em computadores.  

É necessário ter graduação?   

Não é necessária uma formação especifica, algumas pessoas optam pelo design ou cursos profissionalizantes para aprimorar a técnica. E também os que utilizam apenas o talento nato para ganhar a vida com desenhos.

Quanto ganha um desenhista?

Como já explicamos no texto o seguimento é bem variado, assim como a renumeração que muda dependendo do cargo e da cidade. Mas em média o salário para iniciantes é R$ 1000,00.  

Foto: Reprodução InternetDesenho

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais