Hoje é dia do dentista! Saiba quais os problemas bucais mais comuns

Esse profissional é importante para a manutenção de nossa saúde e deve ser consultado periodicamente.

O dia 3 de outubro é considerado o Dia Mundial do Dentista. Esse profissional é o responsável por cuidar da saúde da nossa boca, uma parte tão importante do nosso corpo. Nossos dentes merecem uma atenção especial, pois além de serem um dos responsáveis por nossa alimentação, ainda são considerados nosso “cartão postal”. Afinal, quem não gosta de um belo sorriso?

A data surgiu em 1840, para celebrar a criação do primeiro curso de Odontologia, em Baltimore, nos EUA.

Nossa boca é uma das partes do corpo mais expostas a bactérias e seres microscópicos que podem nos causar grandes dores de cabeça, ou melhor, de dente. Alguns casos, quando não tratados, podem se tornar doenças graves, como, por exemplo, o câncer de boca. Confira agora os cinco problemas odontológicos mais comuns.

Cárie

É com certeza a mais famosa entre as doenças dentárias. Ela é uma lesão provocada pelas bactérias. A cárie se alimenta de restos de alimentos e produz ácidos que corroem o esmalte e a estrutura do dente. Uma cárie não extraída pode ter consequências sérias, como a perda do dente. Ela pode ser transmitida através da saliva, em beijos ou até mesmo no compartilhamento de talheres.

Placa bacteriana

Também formada por bactérias, ela forma uma espécie de “película” sobre o dente e se aloja ali para retirar nutrientes e se desenvolver. Ela libera um ácido, que deixa os dentes mais vulneráveis a formação de cáries. Por sorte, esse problema é simples de combater: basta escovar os dentes de maneira correta e caprichada.

Tártaro

O tártaro é uma evolução da placa bacteriana. Quando a placa não é removida adequadamente, ela endurece e se transforma no tártaro. Ela também é conhecida como cálculo dental e pode causar doenças periodontais, que afetam os ossos, ligamentos e gengiva. Para removê-lo, é preciso ir ao consultório odontológico.

Mau hálito

É o menos grave dos problemas, mas é um dos que mais incomoda a pessoa (e as pessoas a sua volta). O mau hálito pode ser causado pela má higienização da boca, pela geração de pouca saliva ou até mesmo, pode ser um indicativo de que a pessoa possui outros problemas de saúde, como problemas estomacais. Um “agravante” da situação é que na maioria das vezes, a pessoa não sabe que tem mau hálito, o que dificulta o tratamento. Afinal, como procurar ajuda quando não se tem conhecimento de que ela é necessária? Mas, se você está ciente do seu problema, pode pedir dicas ao dentista de como amenizá-lo e combatê-lo.

Periodontite

Dos cinco problemas mais comuns, esse é o mais difícil de ser identificado pelo paciente. Os sintomas da periodontite, que são inflamações e infecções na gengiva, são bastante leves, o que faz com que o paciente demore para perceber que algo está errado em sua boca. O problema raramente causa dor e quando alcança estágios avançados, se estende para os ossos e ligamentos, podendo causar a perda dos dentes.

Foto: Reprodução Internetdentista

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais