Hoje é dia do beijo! Saiba como essa data surgiu

Dia 13 de abril é comemorado o dia do beijo. Já beijou alguém hoje?

Hoje, 13 de abril, comemoramos o dia do beijo. Nesta data o mundo festeja o símbolo de afeto e carinho, tal gesto está incutido na história desde a Idade Média. Em Roma, era comum que os imperadores serem beijados por nobres mais influentes. Os que não eram considerados de muito prestigio beijavam as mãos. Na Escócia o costume era inusitado, o padre ao final de uma cerimônia beijava os lábios da noiva. Segundo a tradição o beijo era para abençoar a vida conjugal.

Na cultura ocidental, beijar é considerado um gesto de afeição. Quando praticado por amigos, pode ser interpretado como uma despedida. Mas se é entre um casal, geralmente é nos lábios, simbolizando uma afeição romântica.

Foto: Reprodução internetDia do beijo

A origem do Beijo

Pesquisadores, cientistas e antropólogos não apontam um inventor do beijo, nem uma data onde o costume tenha começado. Com o passar dos anos milhares de teorias referentes ao assunto foram formuladas. Acredita-se que o inicio se deu em rituais religiosos, como sinal de respeito.

Outra incerteza é quanto origem da data de comemoração do dia internacional do beijo. Mas acredita-se que a data nasceu em 13 de abril de 1882. Em um dos países mais românticos do mundo, a Itália. A história diz que a data surgiu em homenagem ao um homem chamado Enrique Porchelo, que beijava toda e qualquer mulher da vila onde morava. Sendo ela solteira ou comprometida. Então no dia 13 de abril daquele ano, o padre da região decidiu premiar com moedas a primeira mulher que comprovasse que não havia sido beijada por Enrique. No entanto, nenhuma mulher se apresentou. A lenda prega que a pequena fortuna que seria para a moça que não foi beijada, ainda está escondida em algum local da Itália.

Segundo os especialistas um bom beijo pode aumentar nossa saúde, orgânica, biológica e energética. Então, vamos aproveitar essa data e comemorar bastante como manda a tradição.

Veja também: 10 curiosidades sobre o beijo

Foto: Reprodução internetbeijo

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais