Hoje é dia das mães! Saiba como essa data foi criada

Essa data é aquela data em que demonstramos nosso amor pelas nossas queridas mães. É o dia em que aproveitamos para nos redimir pelos erros do restante do ano e preocupações que causamos.

O dia hoje é de dar presentes, fazer homenagens e dar muito carinho para as mães. É a data em que aproveitamos para declarar todo nosso amor pela pessoa que nos gerou e trouxe a vida, ou simplesmente nos criou e nos amou como uma mãe de sangue. Além de tudo, na grande maioria das famílias, a data é festejada com um delicioso almoço em família.

Foto: Reprodução InternetDia das mães

As formas de homenagear e agradar a mãe nesse dia são infinitas. Vale tudo: café na cama, uma grande variedade de presentes, carta de amor, buque de flores, chocolates, textão no Facebook, almoço em um restaurante especial, cartazes pela casa, entre muitas outras opções. Depende apenas de você usar a imaginação e criatividade.

Anna perdeu sua mãe em maio de 1905, no estado da Virginia Ocidental, nos EUA. Diante de seu sofrimento com a morte da mãe, Anna decidiu atender a um antigo pedido da mãe e criar um dia para homenagear essas mulheres.Desde a Idade Antiga existem comemorações envolvendo a figura materna e a fertilidade. Mas o dia das mães que conhecemos hoje passou a ser comemorado a partir do século XX e tem ligação com a história de uma americana chamada Anna Marie Reeves Jarvis, filha de um pastor. Porém, antes de sua criação oficial, no ano de 1872 a escritora Júlia Ward Howe fez sugestões de criar uma data que homenageasse as mães.

Foto: Reprodução InternetDia das mães

Esse culto chamou a atenção dos líderes locais e do governador da Virginia Ocidental, William E. Glasscock, que definiu o dia 26 de abril de 1910 como data oficial do dia das mães. A ideia se espalhou e os outros estados começaram a comemorar a data também. Em 1914, o presidente dos EUA da época era Woodrow Wilson, e ele sugeriu que a data fosse comemorada no segundo domingo de maio, atendendo a uma solicitação da própria Anna Jarvis. A partir de então, a data ficou definida e passou a ser comemorada internacionalmente no segundo domingo de maio.O objetivo era fortalecer os laços familiares e mostrar para as crianças a importância das mães na vida de cada uma delas. Ela era uma moça ligada a Igreja Metodista, e com a ajuda de suas amigas, no dia 10 de maio de 1908, foi celebrado um culto na igreja em homenagem as mães.

No Brasil, a data foi comemorada pela primeira vez em 12 de maio de 1918, mas somente em algumas instituições. A partir de 1932, a data passou a ser comemorada conforme acontecia no modelo norte americano.

Foto: Reprodução InternetDia das mães

O dia das mães também é uma data muito celebrada pelo comércio. Os dias que antecedem o segundo domingo de maio são um período de muitas vendas, que gera um bom lucro para os comerciantes. Eles aproveitam a época para explorar o que de melhor tem para oferecer aos clientes e fazerem boas ofertas. A data, é uma das muitas datas em que o aumento das vendas é garantido, afinal, por mais simples e barato que seja, todos gostam de comprar um presente para entregar para as mães no dia das mães.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais