Hoje é comemorado o dia do índio. Saiba mais sobre essa data

O objetivo da data é preservar a cultura indígena.

Hoje, 19 de abril, comemoramos o dia do índio. Data criada para homenagear e preservar a força da cultura indígena para o povo brasileiro.

Conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população indígena no Brasil é de 897 mil habitantes, com aproximadamente 305 etnias. Com um dialeto próprio, existem cerca 274 línguas indígenas.

 Segundo os historiadores, quando o Brasil foi descoberto em 1500, existiam entre dois milhões a quatro milhões de índios, localizados em três lugares: litoral, bacia do Paraguai e bacia Amazônica. 

Quando os portugueses iniciaram a colonização brasileira, a grande maioria dos índios foram capturados e escravizados, até a chegada dos padres jesuítas que mudaram a situação.     

Foto: Reprodução internetíndio

Origem do dia do índio

A data foi criada pelo ex-presidente Getúlio Vargas. Mas qual o motivo de ser em 19 de abril? Para responder tal questionamento temos que ir até 1940. Neste mesmo ano aconteceu no México o primeiro Congresso Indigenista Interamericano.  Autoridades políticas de todo o continente americano marcaram presença, assim como os lideres indígenas. Contudo, a presença dos índios nas reuniões e decisões do congresso veio um pouco tarde, pois nos primeiros dias houve recio da parte deles em comparecer ao evento, por causa da perseguição do “homem branco”.

Apesar disso, depois das reuniões, conversas e reflexões houve um consenso. Os representantes indígenas optaram por participar da convenção, pois entenderam que aquele momento era um marco na história. Esse encontro aconteceu no dia 19 de abril, deste então em todo o continente americano comemora-se nesta data o dia índio.

Neste dia acontecem vários eventos que ressaltam a cultura indígena e sua importância. Nas escolas as atividades são voltadas para isso, os museus realizam exposições com base na cultura indígena.

19 de abril, também dia de reflexão a respeito da relevância do povo indígena, da preservação de suas terras, culturas e tradições.       

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais