Grutas e cavernas brasileiras que você precisa conhecer

Conheça mais um pouco das belezas de nosso país.

Nosso país é um lugar com paisagens surpreendentes. Belíssimas praias, montanhas, cachoeiras, campos, cavernas, entre outros. As belezas naturais do Brasil sempre foram motivo de orgulho e atraem, todos os anos, milhares de turistas.

Até mesmo embaixo da superfície da terra, podemos encontrar belezas e encantos. Ambiente com pouca ou nenhuma luz, as cavernas são locais úmidos e com uma formação rochosa maravilhosa, esculpida pela natureza ao longo de milhares de anos. O Brasil é o quarto país do mundo em quantidade, qualidade e extensão de cavernas. São mais de 6.300 cavernas catalogadas e conhecidas. Conheça algumas cavernas e grutas brasileiras que podemos conhecer.

Caverna do Diabo

Fica localizada na cidade de Eldorado, em São Paulo. Ela é a maior do estado paulista. Ela possui 6.500 metros conhecidos, mas somente 700 metros são abertos ao público. Ela possui iluminação artificial, escadas, pontes e passarelas. As formações rochosas que encontramos nela, lembrar construções e igrejas do estilo barroco. A caverna possui esse nome pois, uma de suas formações se parece com uma caveira, que quando é iluminada, reflete uma luz vermelha em seus “olhos”.

Foto: Reprodução internetCaverna do Diabo

Morro Preto

Ela fica no Parque Estadual do Alto do Ribeira (PETAR), em São Paulo. O seu percurso pra visitação é curto, são somente 100 metros. O caminho leva a um mirante, de onde é possível ver a entrada da caverna e admirar a luz invadindo o ambiente. Essa caverna, muito provavelmente, era abrigo de povos primitivos, pois vestígios foram encontrados em seu interior.

Foto: Reprodução internetCaverna Morro Preto

Terra Ronca

Essa caverna pertence ao Parque Estadual da Terra Ronca, na cidade goiana de São Domingos. O parque possui cerca de 270 cavernas, sendo Terra Ronca a principal delas. Sua entrada possui 96 metros de altura, e seu interior, 100 metros. A largura da caverna pode chegar aos 120 metros. Ela sofreu um desabamento, e se divide em duas áreas de visitação: Terra Ronca I e Terra Rocha II.

Foto: Reprodução internetCaverna Terra Ronca

Gruta do Maquiné

A gruta fica localizada em Cordisburgo, no estado de Minas Gerais. Ela foi descoberta no século 19 e é considerada o berço da paleontologia brasileira. Dos seus 650 metros, cerca de 400 são abertos para os visitantes, que podem encontrar na gruta sete salões. O material de formação da gruta é basicamente o carbonato de cálcio, mas outros elementos também podem ser encontrados, como a sílica, gesso, quartzo e ferro. Ela também possui iluminação artificial e diversas passarelas.

Foto: Reprodução internetGruta do Maquiné

Gruta Rei do Mato

Também localizada em Minas Gerais, ela fica na cidade de Sete Lagoas. A gruta, com 220 metros de extensão abertos ao público, possui quatro salões e colunas surpreendes, desafiando a gravidade. O passeio é feito por escadas e passarelas. O tamanho total da gruta é 998 metros de extensão e 30 metros de profundidade. Ela possui esse nome por causa de uma lenda, que diz que a caverna era habitada por um homem, cuja identidade é desconhecida. No interior da caverna, é possível ver pinturas rupestres. Ferramentas usadas por indígenas também já foram localizadas na gruta.

Foto: Reprodução internetGruta Rei do Mato

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais