Grutas e cavernas brasileiras que você precisa conhecer
Conheça mais um pouco das belezas de nosso país.
Nosso país é um lugar com paisagens surpreendentes. Belíssimas praias, montanhas, cachoeiras, campos, cavernas, entre outros. As belezas naturais do Brasil sempre foram motivo de orgulho e atraem, todos os anos, milhares de turistas.
Até mesmo embaixo da superfície da terra, podemos encontrar belezas e encantos. Ambiente com pouca ou nenhuma luz, as cavernas são locais úmidos e com uma formação rochosa maravilhosa, esculpida pela natureza ao longo de milhares de anos. O Brasil é o quarto país do mundo em quantidade, qualidade e extensão de cavernas. São mais de 6.300 cavernas catalogadas e conhecidas. Conheça algumas cavernas e grutas brasileiras que podemos conhecer.
Caverna do Diabo
Fica localizada na cidade de Eldorado, em São Paulo. Ela é a maior do estado paulista. Ela possui 6.500 metros conhecidos, mas somente 700 metros são abertos ao público. Ela possui iluminação artificial, escadas, pontes e passarelas. As formações rochosas que encontramos nela, lembrar construções e igrejas do estilo barroco. A caverna possui esse nome pois, uma de suas formações se parece com uma caveira, que quando é iluminada, reflete uma luz vermelha em seus “olhos”.

Morro Preto
Ela fica no Parque Estadual do Alto do Ribeira (PETAR), em São Paulo. O seu percurso pra visitação é curto, são somente 100 metros. O caminho leva a um mirante, de onde é possível ver a entrada da caverna e admirar a luz invadindo o ambiente. Essa caverna, muito provavelmente, era abrigo de povos primitivos, pois vestígios foram encontrados em seu interior.

Terra Ronca
Essa caverna pertence ao Parque Estadual da Terra Ronca, na cidade goiana de São Domingos. O parque possui cerca de 270 cavernas, sendo Terra Ronca a principal delas. Sua entrada possui 96 metros de altura, e seu interior, 100 metros. A largura da caverna pode chegar aos 120 metros. Ela sofreu um desabamento, e se divide em duas áreas de visitação: Terra Ronca I e Terra Rocha II.

Gruta do Maquiné
A gruta fica localizada em Cordisburgo, no estado de Minas Gerais. Ela foi descoberta no século 19 e é considerada o berço da paleontologia brasileira. Dos seus 650 metros, cerca de 400 são abertos para os visitantes, que podem encontrar na gruta sete salões. O material de formação da gruta é basicamente o carbonato de cálcio, mas outros elementos também podem ser encontrados, como a sílica, gesso, quartzo e ferro. Ela também possui iluminação artificial e diversas passarelas.

Gruta Rei do Mato
Também localizada em Minas Gerais, ela fica na cidade de Sete Lagoas. A gruta, com 220 metros de extensão abertos ao público, possui quatro salões e colunas surpreendes, desafiando a gravidade. O passeio é feito por escadas e passarelas. O tamanho total da gruta é 998 metros de extensão e 30 metros de profundidade. Ela possui esse nome por causa de uma lenda, que diz que a caverna era habitada por um homem, cuja identidade é desconhecida. No interior da caverna, é possível ver pinturas rupestres. Ferramentas usadas por indígenas também já foram localizadas na gruta.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook
FONTE: Dr. Curioso