Gel criado por cientistas pode proteger florestas de incêndios

O produto é resistente à chuva e ventos fortes e evita que as chamas se alastrem.

Os incêndios florestais tem sido cada vez mais motivo de preocupação para autoridades do mundo todo. Os danos causados pelo fogo, muitas vezes, são irreparáveis, como a morte de diversas espécies de animais e plantas. O combate a esses incêndios é difícil e, pensando nisso, um grupo de cientistas desenvolveu um gel que protege a vegetação das chamas.

O produto, criado por cientistas da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, promete deixar as florestas mais resistentes ao fogo. Ele é feito por polímeros de celulose que são extraídos das próprias plantas, partículas de sílica e um fluido retardador de chamas.

Descubra: É possível recuperar a Amazônia do desmatamento e das queimadas?

Esse gel, apresentado em um estudo publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, é resistente a fatores climáticos, como a chuva e ventos fortes. Isso faz com que o produto, após sua aplicação, proteja a vegetação por vários meses. Outros materiais semelhantes não fornecem esse tipo de resistência, deixando de ser eficientes em situações não favoráveis.

Por causa dessas características, ele deve ser usado antes dos incêndios começarem, sendo pulverizado em áreas onde o risco de queimadas é real.

Por ser feito de muitos componentes naturais, esse gel é atóxico ao meio ambiente, não causando nenhum tipo de danos para a floresta. Ele também é biodegradável.

Os cientistas responsáveis pela invenção do gel testaram o produto junto com o Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califória (CalFire). Ele foi testado na grama e em camurça, imitando a vegetação existente em regiões de grandes queimadas florestais. Durante os testes, foi possível constatar que 1 litro do gel por metro quadrado é suficiente para impedir que o fogo se espalhe.

Em parceria com o Departamento de Transportes da Califórnia, o próximo passo é testar o produto em áreas verdes localizadas nas beiras de estradas. Além das florestas, a vegetação ao longo das rodovias é um dos locais mais propícios aos incêndios.

Veja: Centralia, a cidade onde um incêndio nunca se apaga

Foto: Reprodução InternetCientistas inventam gel que protege vegetação do fogo.
Cientistas inventam gel que protege vegetação do fogo.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais