Futebol: Conheça um pouco da história do Campeonato Paulista

Pela primeira vez depois de nove anos o Santos não irá disputar a final do Campeonato Paulista. Foram oito finais seguidas de participação.
Foto: Reprodução internetCampeonato Paulista

O campeonato de futebol estadual de São Paulo nasceu em 1941. É a liga mais antiga do país. O primeiro clube que conquistou a taça, foi o São Paulo Athletic.O atual campeão é o Santos, no ano de 2016 o clube conquistou o vigésimo segundo título na competição. O maior vencedor do torneio é Corinthians, com 27 troféus. Logo em seguida estão Palmeiras e Santos com 22 conquistas e o São Paulo com 21.

Pelo paulistão já passaram 102 clubes, que em outras ocasiões foi conquistado por outros 12 clubes, além dos quatro grandes do futebol paulista.  O primeiro artilheiro do campeonato foi Charles Miller. O mesmo jogador que trouxe o futebol para o Brasil.

O jogador que detém o maior número de gols na competição até os dias atuais, é o rei Pelé. O recorde de gols em uma única edição do Campeonato Paulista também fica com o maior jogador de todos os tempos: foram 58 gols no campeonato de 1958.

Atualmente, o campeonato paulista é realizado entre janeiro até meados maio, quando inicia o Campeonato Brasileiro, torneio nacional mais cobiçado no futebol brasileiro.  Em 2017 a federação paulista determinou a participação de 16 clubes na primeira divisão, divididos em quatro grupos.

Em 2008, quando os quatro melhores entre os 20 participantes avançavam à semifinal, o time alvinegro acabou em sétimo lugar, naquele ano o Palmeiras foi o campeão. No ano seguinte (2009), perdeu a final para o Corinthians. Em 2010, 2011 e 2012 conquistou o tricampeonato. Em 2013 e 2014 foi vice-campeão perdendo para Corinthians e Ituano, respectivamente. 2015 e 2016 trouxeram mais duas taças. Em 2017, após a derrota nos pênaltis para Ponte Preta, o Santos não estará na final do campeonato paulista pela primeira vez em nove anos. Depois de oito finais seguidas em que o clube participou, conquistou cinco títulos e perdeu três.    

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais