Fotografia: O que é o efeito bokeh?

Sabe aqueles efeitos que deixam as fotos lindas? O bokeh é um desses! Conheça mais sobre ele.

No mundo da fotografia o principal item, além da câmera, claro, é a criatividade. Não é somente pelo alto preço dos equipamentos que contratar um fotógrafo custa tão “caro”. O trabalho desses profissionais vai muito além de apertar um botão.

Fazer uma fotografia perfeita não é tão simples como parece. Os bons fotógrafos possuem a capacidade de transformar um lugar sem graça e feio em um cenário perfeito para capturar uma bela imagem. Muitas vezes, os efeitos fazem parte da composição da foto, sejam eles feitos a partir de elementos do próprio local ou propositalmente criado pelo profissional.

Foto: Reprodução internetEfeito Bokeh

A quantia de efeitos que podem ser feitos em uma foto é bastante grande. E possuem nomes que nós muitas vezes achamos estranhos. Um deles é o bokeh. Provavelmente, pelo nome, você não faça ideia do que pode ser esse efeito fotográfico.

Bokeh é o termo utilizado para se referir aos pontos de luz desfocados no fundo de uma fotografia. O efeito pode ser feito por diferentes tipos de lentes.

Foto: Reprodução internetEfeito Bokeh

Para fazer esse efeito, a maneira mais fácil é utilizando uma lente rápida com grande abertura (f/14 ou f/18). Quanto maior for a abertura da lente, maior ficará o desfoque das luzes, que deverão estar no fundo de sua fotografia. Também é preciso haver uma distância considerável entre o fundo, o objeto principal da foto e a câmera. Claro que essas regras não são a única opção para a criação do efeito, na verdade, dependerá bastante do objetivo e finalidade daquela imagem para o fotógrafo.

O efeito, além de ser bonito, ainda permite que o fotógrafo brinque com o formato das luzes de fundo. Com uma cartolina preta, é possível personalizar um desenho na lente, para que o efeito tenha um desenho específico e de acordo com o objetivo do fotógrafo para aquela imagem

Foto: Reprodução internetEfeito Bokeh

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais