Formigas foram os primeiros seres vivos a iniciar a agricultura

Se você acreditava que a agricultura havia sido totalmente inventada pelo homem, está enganado. Esses insetos tão pequenos deram uma grande contribuição para o surgimento dessa atividade.

As formigas fazem parte da família formicidae, o conjunto mais numeroso de insetos. Existem aproximadamente dez mil espécies de formigas, elas surgiram há mais de 100 milhões de anos, ainda no período Cretáceo. Estão presentes em todas as regiões do mundo, a exceção são os polos.

Um estudo recente da revista científica a "Proceedings of the Royal Society B" aponta que as formigas deram origem a agricultura. Segundo os pesquisadores, as pioneiras a inventaram com uma razão: para lutar contra a seca. 

O estudo designou o grupo como: As formigas cortadeiras. Para Michael Branstetter (coautor do estudo), o conjunto raro de animais foi responsável pela criação da agricultura.

Alguns estudiosos já atentavam para a eficácia das formigas na atividade, no entanto existe uma incompreensão, pois não se sabe como insetos minúsculos e irracionais podem ter se antecipado ao homem, quando começaram a lavrar cogumelos nas extremidades dos formigueiros. 

Foto: Reprodução InternetFormigas

Originalmente, acredita-se que a primeira formiga começou a técnica da colheita e foi seguida por seus familiares.  Cotundo, o nível de conhecimento destes insetos estava bem mais acima disso. As chamadas formigas agriculturas não só cultivavam, como também protegiam a lavoura das doenças, parasitas e da seca. Podendo ser comparada com a agricultura humana, no nível de eficiência.

Os pesquisadores da revista britânica também analisaram amostras de DNA de 119 espécies de formigas, através da analise foi possível conhecer a primeira arvore da evolução do grupo de “formigas cortadeiras” e também o membro mais antigo do grupo.

Conforme Michael Branstetter, a origem deste grupo específico de formigas se deu nos habitats secos da América do Sul, regiões onde existem muitos fungos que necessitam de umidade.  Segundo o pesquisador, o cultivo de cogumelos teve inicio há 30 milhões de anos, neste período o planeta terra estava em um estágio de resfriamento e as zonas secas iam se propagando.

Leia também: Por que as formigas se cumprimentam?

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais