Fondue: como surgiu essa delícia?

Assim como outros objetos e alimentos, ela só existe por causa de uma guerra.

A fondue (sim, é uma palavra feminina) virou uma das delícias para serem consumidas durante o inverno. Podendo ser feita de várias formas, dificilmente encontramos alguém que diz não gostar dela. E, assim como outros objetos e alimentos, ela só existe por causa de uma guerra. Inicialmente, o que era uma comida simples e rústica, se tornou um prato refinado e, em alguns lugares, bem caro.

Criada nos Alpes da Suíça, a fondue foi uma forma de impedir que camponeses morressem de fome durante a Segunda Guerra Mundial. Por causa dos confrontos e do inverno rigoroso, eles eram impedidos de ir até as cidades para comprar alimentos.

A grande maioria desses camponeses eram produtores de leite e fabricavam queijo. Com restos de queijos em mãos que acabariam estragando, eles criaram uma comida quente e nutritiva, que os ajudava a suportar o frio. Eles faziam uma espécie de creme com o queijo e com Kirsch (bebida alcoólica de cereja produzida na região), que ficava no fogo até derreter. Depois, eles mergulhavam pedaços de pão na mistura enquanto ainda estava borbulhando e os comiam.       

Foto: MdeMulherA fondue surgiu com camponeses suíços durante a Segunda Guerra Mundial.
A fondue surgiu com camponeses suíços durante a Segunda Guerra Mundial.

Na década de 50, o prato passou a ser servido no restaurante Chalet Suísse, em Nova York. Para complementar a receita, o chefe Conrad Egli criou uma versão de chocolate, que era servida como sobremesa.

Conforme a fondue foi ficando conhecido, novos ingredientes passaram a ser utilizados. Inventado apenas com queijo, hoje o prato pode ter carne, diversos tipos de chocolates e queijos, caramelo e marshmallow (descubra do que eles são feitos). O pão também é substituído frequentemente por diversos alimentos, como frutas, legumes, petiscos e doces.

No Brasil, o prato começou a ser comercializado em 1974, em um hotel de Gramado, cidade do Rio Grande do Sul. O gerente do local decidiu incluir a fondue no cardápio devido ao clima frio do local, muito visitado por turistas do país (e do mundo) todo.

Aprenda também: Como o pudim foi criado?

Aprenda também: De que são feitos os fermentos?

Foto: Tudo GostosoA medida que a fondue passou a ser conhecida, diversas versões dela foram criadas.
A medida que a fondue passou a ser conhecida, diversas versões dela foram criadas.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais