Fatos históricos sobre a barba

Veja alguns fatos sobre a barba.

Não é fácil cultivar uma bela barba, mas há muitas vantagens também. A grande parte dos amantes da barba não conhece o histórico por trás dela. Além da parte estilística também podemos citar o contexto histórico, social e até biológico.

Para que você conheça um pouco mais sobre as curiosidades históricas da barba, selecionamos algumas informações importantíssimas sobre o universo dos barbudos:

A barba como um símbolo de sabedoria

É isso mesmo! Um sujeito com uma senhora barba é sinônimo de virilidade, sabedoria e confiança. Segundo Charles Darwin, o pai da teoria da evolução, a barba funcionava como um fator importante de maturidade sexual. Deve ser por isso que o mesmo cultivava uma bela barba.

Os barbudos no campo de guerra

Como diz o famoso ditado: é impossível agradar a gregos e troianos, isso também se encaixa no uso da barba. Na Grécia antiga ter barba significava certo poder, sabedoria e força. Um grande exemplo disso eram os espartanos que raspavam totalmente a face dos soldados tidos como covardes. 

Sem barba, sem sexo!

Nesse mesmo texto já destacamos a barba como símbolo de um bom desempenho sexual. Na Idade Média a tendência era a mesma, mas enquanto uns atribuíam aos barbudos a virilidade masculina, outros não pensavam bem assim. Como por exemplo, os clérigos da Igreja católica sempre de cara limpa porque este era um símbolo do celibato.

Machado de Assis: Grande e escritor e defensor da barba

Um dos maiores escritores da literatura brasileira era fã de uma distinta barba. A paixão era tanta que o mesmo fez questão de eternizar em seus livros esse apreço. No livro Esaú e Jacó, Machado escreveu o seguinte trecho:

– Nasci no dia em que Pedro I caiu do trono.

Natividade repreendeu a Paulo a sua resposta subversiva. Paulo explicou-se, Pedro contestou a explicação e deu outra, e a sala viraria clube se a mãe não os acomodasse por esta maneira:

– Isto hão de ser grupos de colégio; vocês não estão em idade de falar em política. Quando tiverem barbas.

Além do estilo impecável as barbas também colecionam belas e curiosas histórias.

Veja também: Cinco benefícios de deixar a barba crescer

Foto: Reprodução Internetbarba
 

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais