Existe algum animal que sobrevive sem beber água?

Sim, há um animal que não precisa beber água para sobreviver! Ele vive apenas com a água obtida através dos alimentos.

A água é um item essencial para a sobrevivência da humanidade. A maior prova disso é que em planetas sem água, a existência de vida é impossível. Porém, há um animal no Planeta Terra que não precisa beber água para sobreviver.

Trata-se do rato-canguru (Dipodomys deserti), um pequeno roedor que vive em um dos ambientes mais secos do planeta: os desertos da América do Norte. A água nesse local é rara e mínima, o que obrigou esse animal a se adaptar ao longo dos anos.

Esse ratinho, que pode medir até 10 centímetros, pode passar sua vida inteira sem beber uma gota de água. Porém, é importante destacar que ele não sobrevive totalmente sem água! Ele obtém esse item de sobrevivência através da sua alimentação.

Aproximadamente 90% da água que existe no corpo desse animal é produzida através da alimentação, por meio do processo de oxidação (o organismo mistura oxigênio ao alimento para produzir água). Para conseguir sobreviver com pouca água, o rato-canguru possui rins especializados. Eles possuem tubos que retiram a maior parte da água existente na urina e redistribuem a mesma para todas as partes do corpo do animal.

Para preservar a água existente em seu organismo, esse animal também aprendeu a ter hábitos noturnos, quando a temperatura do deserto está mais amena. Ele poupa energia e sai de sua toca somente em situações de necessidade, como para procurar alimentos.   Graças aos sacos que existem em suas bochechas, esse animal pode armazenar alimentos durante semanas, o que contribui para o não desperdício de água corporal.

Por que esse nome?

O rato-canguru tem esse nome por causa de suas patinhas traseiras. Elas são mais largas, lembrando as patas de um canguru. Elas possibilitam esse animal a saltarem amplas distâncias, entre 1,5 e 3 metros, o que é muito importante para alguém que vive em uma região hostil como o deserto.

Foto: Reprodução Internetrato-canguru

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais