Estudo aponta que ingerir bebidas açucaradas aumenta risco de câncer
Para os pesquisadores, são consideradas as bebidas que possuem mais de 5% de adoçamento artificial.
Tudo que é consumido pelas pessoas em excesso pode fazer mal, certo? Um dos maiores vilões da saúde da população é o açúcar, e isso é algo que praticamente todas as pessoas tem conhecimento. Porém, um estudo recente apontou o que já era suspeito: bebidas açucaradas aumentam o risco de desenvolver câncer. Enquanto isso, outro estudo apontou que o açaí é um grande aliado na prevenção dessa doença.

Publicada na revista médica British Medical Journal, uma pesquisa desenvolvida por cientistas da Universidade Sorbonne, em Paris, apontou que ingerir refrigerante e sucos adoçados de forma artificial aumentam em 18% as chances manifestar algum tipo de câncer no corpo. O estudo foi feito com base em pelo menos cem mil adultos, com idade média de 42 anos. Dessas pessoas, 79% são mulheres. Parte dos participantes teve sua saúde acompanhada por cerca de 9 anos.
Através de dois formulários preenchidos pelas pessoas, os cientistas calcularam a quantidade de bebidas açucaradas ingeridas diariamente, comparando-as em relação a bebidas diet. Com os registros médicos dos pacientes, foi possível ver quantos deles desenvolveram algum câncer durante o acompanhamento. Para os pesquisadores, são consideradas as bebidas que possuem mais de 5% de adoçamento artificial. Além dos refrigerantes e sucos artificiais, estão inclusos na lista de bebidas também os cafés e chás feitos com açúcar, milk-shakes e até energéticos.
Os resultados da pesquisa são surpreendentes. Apenas 100 ml de bebidas açucaradas artificialmente, quando ingeridas todos os dias, são o suficiente para que o risco de câncer aumente em 18%. No caso específico do câncer de mama, a probabilidade da doença aparecer cresce 22%.

"Este estudo amplo e bem desenhado se soma à evidência existente de que o consumo de bebidas açucaradas podem estar associadas com um aumento do risco de alguns cânceres", afirmou Graham Wheeler, estatístico sênior do Cancer Research UK.
Durante o período de acompanhamento dos participantes, o estudo pode diagnosticar que 2.193 casos de câncer foram descobertos, com idade média de descoberta aos 59 anos. Desses, 693 eram de mama, 291 de próstata e 166 de colorretal. O restante foi em outras partes do corpo.
Apesar dos números, os pesquisadores dizem que é necessário mais pesquisas para saber se todos os casos estão ligados ao consumo de açúcar.
Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook
FONTE: Dr. Curioso