Estudo aponta que ingerir bebidas açucaradas aumenta risco de câncer

Para os pesquisadores, são consideradas as bebidas que possuem mais de 5% de adoçamento artificial.

Tudo que é consumido pelas pessoas em excesso pode fazer mal, certo? Um dos maiores vilões da saúde da população é o açúcar, e isso é algo que praticamente todas as pessoas tem conhecimento. Porém, um estudo recente apontou o que já era suspeito: bebidas açucaradas aumentam o risco de desenvolver câncer. Enquanto isso, outro estudo apontou que o açaí é um grande aliado na prevenção dessa doença.

Foto: Reprodução InternetRefrigerantes, sucos artificiais, energéticos, chás e cafés feitos com açúcar podem causar câncer.
Refrigerantes, sucos artificiais, energéticos, chás e cafés feitos com açúcar podem causar câncer.

Publicada na revista médica British Medical Journal, uma pesquisa desenvolvida por cientistas da Universidade Sorbonne, em Paris, apontou que ingerir refrigerante e sucos adoçados de forma artificial aumentam em 18% as chances manifestar algum tipo de câncer no corpo. O estudo foi feito com base em pelo menos cem mil adultos, com idade média de 42 anos. Dessas pessoas, 79% são mulheres. Parte dos participantes teve sua saúde acompanhada por cerca de 9 anos.

Através de dois formulários preenchidos pelas pessoas, os cientistas calcularam a quantidade de bebidas açucaradas ingeridas diariamente, comparando-as em relação a bebidas diet. Com os registros médicos dos pacientes, foi possível ver quantos deles desenvolveram algum câncer durante o acompanhamento. Para os pesquisadores, são consideradas as bebidas que possuem mais de 5% de adoçamento artificial. Além dos refrigerantes e sucos artificiais, estão inclusos na lista de bebidas também os cafés e chás feitos com açúcar, milk-shakes e até energéticos.

Os resultados da pesquisa são surpreendentes. Apenas 100 ml de bebidas açucaradas artificialmente, quando ingeridas todos os dias, são o suficiente para que o risco de câncer aumente em 18%. No caso específico do câncer de mama, a probabilidade da doença aparecer cresce 22%.

Foto: Reprodução InternetBebidas açucaradas podem aumentar o risco de câncer em 18%.
Bebidas açucaradas podem aumentar o risco de câncer em 18%.

"Este estudo amplo e bem desenhado se soma à evidência existente de que o consumo de bebidas açucaradas podem estar associadas com um aumento do risco de alguns cânceres", afirmou Graham Wheeler, estatístico sênior do Cancer Research UK.

Durante o período de acompanhamento dos participantes, o estudo pode diagnosticar que 2.193 casos de câncer foram descobertos, com idade média de descoberta aos 59 anos. Desses, 693 eram de mama, 291 de próstata e 166 de colorretal. O restante foi em outras partes do corpo.

Apesar dos números, os pesquisadores dizem que é necessário mais pesquisas para saber se todos os casos estão ligados ao consumo de açúcar.

Aprenda também: 7 mitos da quimioterapia

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais