Estudo aponta que girafas com manchas escuras são mais solitárias

As girafas com pigmentação mais escura costumam ser menos sociáveis com outros membros da espécie.

A cor da pele é uma característica praticamente única em cada pessoa. A variação nos tons é inúmera, e não acontece somente nos seres humanos. No reino animal, é muito comum ver bichos da mesma espécie, mas com coloração diferente. Quando se trata das girafas, as tonalidades mais escuras podem significar solidão.

Um estudo feito pela Universidade de Queensland, na Austrália, apontou que o tom das manchas das girafas macho está ligado a forma como elas se relacionam socialmente e sexualmente. A pesquisa foi feita durante 12 anos.

Veja também: Por que o caranguejo anda de lado?

As girafas convivem em grupos, que possuem um macho-alfa, mas com a presença de outros machos subordinados. Quando um filhote cresce, ele pode escolher entre permanecer no bando e se submeter ao líder, ou deixar a família e brigar pela liderança de outras fêmeas.

Foto: Tony Brierton/Getty ImagesAs girafas são mamíferos que vivem em grupos.
As girafas são mamíferos que vivem em grupos.

No primeiro caso, esses animais, apesar de estarem subordinadas, se mantém em segurança e ficam aguardando por uma oportunidade para se reproduzirem.

Quando um macho decide deixar seu grupo, ele corre riscos por estar “sozinho na natureza”, porém, caso consiga ganhar a liderança de um grupo, ele garante status social, comida e livre escolha de fêmeas para acasalamento.

Segundo o estudo, as girafas que possuem as manchas mais escuras são os que não aceitam a subordinação e preferem deixar o grupo, vivendo solitários. E, mesmo quando conquistam um novo bando, seus hábitos permanecem com tais características, interagindo pouco com os demais membros.

Já as girafas macho que possuem cores mais claras (que são as que permanecem no grupo e que nasceram), são mais pacíficas, evitam qualquer tipo de briga e são mais sociáveis com os demais integrantes do grupo.

O motivo exato dessa característica biológica ainda é desconhecido, mas pesquisadores suspeitam que a testosterona, a dieta e até o estresse causado pelo calor são fatores que ajudam a determinar tal comportamento e também a coloração das manchas das girafas.

É verdade que as vacas têm melhores amigas?

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais