Estalar os dedos é prejudicial para a saúde?

Se você tem essa mania, já deve ter ouvido pelo menos uma vez que ela pode fazer mal para a saúde.

Grande parte das pessoas possui o hábito de estalar os dedos. Algumas pessoas garantem que sentem uma sensação boa nos dedos após essa simples ação. Para outras, é uma forma de aliviar o estresse e a ansiedade.

Se você tem essa mania, já deve ter ouvido pelo menos uma vez que ela pode fazer mal para a saúde. E em partes, é verdade: quando o hábito se torna algo compulsivo.

Estalar os dedos em si, não é algo prejudicial. O problema é quando essa ação acontece com frequência, pois acaba causando o desgaste das articulações, ocasionando em lesões, perda da flexibilidade e diminuição da força nos dedos. E esses problemas não são somente para os dedos. Todos os locais do corpo que são estalados de maneira frequente podem apresentar essas consequências.

Foto: Vixestalar os dedos

Quando uma pessoa estala os dedos, há um atrito entre os ossos e um estiramento da cápsula que compõe a articulação. Com isso, bolhas de gases presentes no líquido que lubrifica o interior das articulações são liberadas de forma brusca. São essas bolhas que ocasionam no barulho que ouvimos ao estalar os dedos.

Se puxarmos os dedos, também vamos ouvir o estalo, mas esse acontece devido ao vácuo que forma devido ao movimento brusco do líquido existente dentro da articulação e a diferença de pressão que acontece.

Ou seja: se você gosta de estalar os dedos, não tem problema, porém, não deixe isso virar um hábito compulsivo para não se tornar algo prejudicial à saúde.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais