Entrevista Dia da Alfabetização: Importância da alfabetização

A alfabetização é um dos processos mais importantes na vida de uma pessoa. É graças a esse processo que você está lendo essa matéria!

No dia 14 de setembro é comemorado o Dia Nacional da Alfabetização. Essa data comemorativa foi criada com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de melhorar o sistema educacional brasileiro e a qualidade de ensino.

Cada vez mais o conhecimento é indispensável na vida das pessoas. A formação escolar e universitária tem sido cada vez mais exigida para se obter um emprego de sucesso. E para chegar a essas formações, todos nós passamos pelo processo de alfabetização. Uma pessoa alfabetizada não se resume a uma pessoa que sabe ler e escrever, mas sim àquela que compreender e interpretar o que lê e produzir conteúdo.

Foto: Reprodução Internetalfabetizaçao
 

Como forma de contribuir com essa data, o Dr. Curioso conversou com quem entende do assunto.

Entrevistamos Rozeli Benner, pedagoga com 32 anos de experiência e que atualmente é professora de pedagogia da faculdade Uniasselvi. Inicialmente, ela fala sobre os desafios que teve quando iniciou na profissão:

Sempre gostei de desafios. Havia saído da faculdade com espírito de ousadia e até mesmo de rebeldia, pois ao olhar a cartilha, não conseguia entender como alguém podia acreditar em formar leitores e escritores com “o macaco come coco na cuia”. Mesmo não desobedecendo às regras da escola, fui me desafiando e mostrando a todos que é possível alfabetizar com outras interações. Introduzi novos gêneros discursivos e principalmente a produção textual, pois havia sido orientada que os textos deviam ser umas três frases sobre algum objeto presente na cartilha.”

A professora fala o que é preciso para se tornar um bom alfabetizador.

“Um aspecto necessário para quem quer ser alfabetizador, é ser pesquisador. Como as oportunidades de trabalhar com esta turma específica em que era preciso terminar o ano, lendo e escrevendo, o fato da mera decodificação e memorização foi sendo superada.”

Para Rozeli, a educação ainda precisa melhorar, pois muitos alunos deixam a desejar quanto ao aprendizado.

Atualmente muito me entristece ver reclamações dos professores dos anos finais em apontar problemas sérios. Estamos com uma proporção elevada de crianças chegando aos anos finais sem dominar as habilidades da leitura e escrita. Cabe repensar o que aponta a lei. Ainda, gostaria de apontar que assim como o médico, o engenheiro precisa de suas especificidades/perfil, também o alfabetizador precisa entender, compreender e saber utilizar com eficiência, eficácia e comprometimentos, todos os recursos pertinentes a alfabetizar letrando.”

Os gêneros discursivos são importantes para o desenvolvimento da alfabetização. Rozeli fala sobre eles.

"Compreender que a escrita é um artefato social, que a criança já está em constante interação com ela antes de entrar na escola, que nossa sociedade é permeada pela escrita, é compreender que não podemos negar este conhecimento, mas sim partir deste universo, fazendo as necessárias reflexões e intervenções. Assim, os gêneros discursivos, que são as histórias infantis, poesias, receitas, anúncios, rótulos, parlendas, gráficos, textos informativos e instrucionais, músicas, gráficos, gibis, jornais, passaram a ser o meio de reflexão e compreensão da escrita e seu domínio  do sistema alfabético-ortográfico."

Perguntamos também quais as atividades que as crianças mais gostam de participar e que contribuem de maneira significativa para o processo de alfabetização.

“No geral não existe uma preferência, pois as atividades incentivadoras da aprendizagem acontecem de maneira interligada. Todas as atividades que as crianças percebem serem capazes de realizar e que elas encontram uma ligação com a vida delas, elas gostam de fazer."

A professora finaliza falando sobre os meios tecnológicos que existe atualmente.

"A tecnologia é uma nova forma de alfabetização, é necessário que os professores saibam usá-la a favor da educação."

Veja também: Por que trabalhar com alfabetização?

Foto: Reprodução Internetalfabetizaçao
 

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais