Empresa transforma grama selvagem em canudinhos compostáveis

Esse produto, além de compostável, é comestível e livre de produtos químicos e conservantes, sendo 100% natural.

Os canudos de plástico se tornaram um grande problema para o meio ambiente e relatos de animais que morreram por causa deles não são raros de seres divulgados. Como uma forma de reparar esse problema – mesmo que tarde – muitos locais já criaram leis proibindo o uso do canudo plástico em estabelecimentos comerciais.

Por causa dessa mudança que está sendo implantada no mundo dos canudos em todo o mundo, empresas já inventaram canudos de outros materiais, como o papel, metal e o vidro.

Porém, pensando em aproveitar uma espécie de grama que existe em abundância no Delta do Rio Mecom, a empresa vietnamita Ống Hút Cỏ criou um canudo compostável. Tran Minh Tien é o empresário que lidera a ideia, que usa grama selvagem, uma planta bastante similar ao junco e que já cresce em formato de tubo. Esse produto, além de compostável, é comestível e livre de produtos químicos e conservantes, sendo 100% natural.

Foto: Ống Hút CỏCanudos de grama
Empresa vietnamita fabrica canudos a partir de grama selvagem existente na região.

Após o material ser colhido, ele é lavado e cortado do tamanho do canudinho que já conhecemos. Uma barra de ferro é utilizada para limpar o interior do canudo e então, ele passa por uma última lavagem antes de irem para o sol, onde ficam por dois ou três dias. Após essa secagem ao sol, eles vão para um forno, onde são assados. Por esse processo passam os canudos que são vendidos secos, que podem ser guardados para uso por até seis meses.

Esse tipo de canudo também pode ser vendido enquanto ainda estão verdes. Nesse caso, eles são apenas colhidos e embrulhados em folhas de bananeira e podem permanecer assim por até duas semanas, quando guardados na geladeira. Para conservá-los por mais tempo, é preciso fervê-los com um pouco de sal e depois secá-los. O armazenamento então precisa ser em local fresco e bastante seco.

O produto, que além de ajudar o meio ambiente, gera renda para mulheres artesãs que moram em uma província local, é vendido para restaurantes e lanchonetes do país.

Foto: Ống Hút CỏCanudos de grama
Os canudos de grama podem ser vendidos quando estão verdes ou após estarem secos.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais