Empresa desenvolve proteína feita de gás; conheça essa novidade

Para produzir a proteína, a startup usa energia renovável.

A proteína é um alimento muito importante para o nosso organismo. A forma mais popular de obtê-la é através do consumo de produtos derivados de animais, como carnes, ovos e leite. Porém, muitas pessoas têm buscado alternativas para evitar a ingestão desses alimentos, seja por pensar no bem estar dos animais ou em sua própria saúde. Uma das soluções tem sido encontra-la diretamente nos vegetais. Mas, uma empresa foi além e criou uma nova forma de proteína feita de gás.

Na Finlândia, a companhia Solar Foods desenvolveu uma substância totalmente diferente do que já conhecemos. Batizada de Solein, ela basicamente é feita de gás e promete solucionar a vida de quem mora em regiões onde o solo ou clima impedem o cultivo de alimentos e criação de animais. De acordo com a empresa, ela contém 50% de proteína, entre 20% e 25% de carboidrato e de 5% a 10% de gordura.

Foto: Solar Foods/DivulgaçãoA Solein contém 50% de proteína, entre 20% e 25% de carboidrato e de 5% a 10% de gordura.
A Solein contém 50% de proteína, entre 20% e 25% de carboidrato e de 5% a 10% de gordura.

Para produzir a proteína, a startup usa energia renovável. Durante o processo, moléculas de água são quebradas em seus dois componentes, o oxigênio e o hidrogênio. A empresa então utiliza CO2 (dióxido de carbono) retirado do ar e o combina com o hidrogênio e alguns nutrientes, como o potássio e sódio. Essas moléculas formadas então são utilizadas como alimento para micróbios, responsáveis por sintetizar a substância comestível.

Depois de pronto, a proteína possui uma aparência semelhante a farinha de trigo. O produto ainda não está sendo comercializado, mas a ideia da empresa é incluí-lo em produtos como iogurtes e shakes.

A empresa explica que a Solein é altamente proteica e também 100 vezes mais amigável ao clima e ao meio ambiente do que qualquer outra proteína. Isso porque não precisa da agricultura ou pecuária para produzi-la, sendo que ambas as atividades são consideradas por muitos, prejudiciais ao meio ambiente. Outro benefício é que pessoas que moram em regiões secas não sofreriam com a falta da proteína em sua alimentação.

Saiba também: Seis formas para evitar o desperdício de alimentos

Veja também: Quais produtos podem ser feitos a partir do girassol?

Foto: Solar Foods/DivulgaçãoBatizada de Solein, essa proteína é basicamente feita de gás.
Batizada de Solein, essa proteína é basicamente feita de gás.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais