É possível um vulcão ter a lava na cor azul?
Sim, é possível! Descubra como esse fenômeno acontece.

Quando pensamos em um vulcão em erupção, normalmente, imaginamos uma grande montanha de onde escorre um líquido laranja/vermelho, muito quente. Mas, nem todos os vulcões são assim.
Na província de Java Oriental, na Indonésia, a lava ejetada pelos vulcões fica azul. Esses vulcões ficam localizados no complexo vulcânico Kawah Ijen, que possui cerca de 22 quilômetros de extensão. Durante a erupção dos vulcões, as propriedades da lava são as mesmas de qualquer outro vulcão pelo mundo: temperatura entre 600 e 900 graus Celsius, lentidão e viscosidade e cor alaranja (causada pela alta emissão de radiação térmica do magma).
As reações químicas são o grande diferencial desses vulcões. Neles, outro elemento é encontrado e é o responsável por deixar a lava azul. É o enxofre. Ele é liberado do solo, juntamente com a rocha derretida, e quando é queimado, transforma a coloração do magma.
O Kawah Ijen, além de beleza, possui o maior lago de ácido hidroclorídrico do mundo e a área ainda serve como mina de extração de enxofre, usado nas indústrias químicas e de alimentos.
Confira abaixo algumas fotos desse lindo fenômeno. Elas foram feitas pelo fotógrafo Reuben Wu.



Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook
FONTE: Dr. Curioso