É possível um vulcão ter a lava na cor azul?

Sim, é possível! Descubra como esse fenômeno acontece.
Foto: Reprodução Internet/Reuben WuVulcão

Quando pensamos em um vulcão em erupção, normalmente, imaginamos uma grande montanha de onde escorre um líquido laranja/vermelho, muito quente. Mas, nem todos os vulcões são assim.

Na província de Java Oriental, na Indonésia, a lava ejetada pelos vulcões fica azul. Esses vulcões ficam localizados no complexo vulcânico Kawah Ijen, que possui cerca de 22 quilômetros de extensão. Durante a erupção dos vulcões, as propriedades da lava são as mesmas de qualquer outro vulcão pelo mundo: temperatura entre 600 e 900 graus Celsius, lentidão e viscosidade e cor alaranja (causada pela alta emissão de radiação térmica do magma).

As reações químicas são o grande diferencial desses vulcões. Neles, outro elemento é encontrado e é o responsável por deixar a lava azul. É o enxofre. Ele é liberado do solo, juntamente com a rocha derretida, e quando é queimado, transforma a coloração do magma.

O Kawah Ijen, além de beleza, possui o maior lago de ácido hidroclorídrico do mundo e a área ainda serve como mina de extração de enxofre, usado nas indústrias químicas e de alimentos.

Confira abaixo algumas fotos desse lindo fenômeno. Elas foram feitas pelo fotógrafo Reuben Wu.

Foto: Reprodução Internet/Reuben WuVulcão
Foto: Reprodução Internet/Reuben WuVulcão
Foto: Reprodução Internet/Reuben WuVulcão

também: Os vulcões ativos mais perigosos do mundo

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais