Durante Pré-História, parte das espécies de crocodilos eram herbívoras

Essa descoberta foi possível após a análise de 146 dentes fósseis de 16 espécies de crocodiliformes que já foram extintos há muitos anos.

Os crocodilos surgiram há cerca de 248 milhões de anos e são conhecidos por serem uma grande ameaça por causa de seu paladar. Eles estão no topo da cadeia alimentar e, por seu tamanho e força, podem abater facilmente várias espécies de animais (inclusive pessoas). Porém, estudos revelaram que nem sempre a alimentação desse réptil foi de carne. Parte das espécies que viviam durante a Pré-História eram onívoras ou herbívoras.

Essa descoberta foi possível após a análise de 146 dentes fósseis de 16 espécies de crocodiliformes que já foram extintos há muitos anos. De acordo com o pesquisador Keegan Melstrom, animais carnívoros possuem dentes simples, enquanto herbívoros ou onívoros possuem uma dentição bem mais complexa.

Foto: Keegan Melstrom/The Natural History Museum of UTAHImagens em 3D mostram os dentes dos crocodiliformes.
Imagens em 3D mostram os dentes dos crocodiliformes.

A análise, publicada na Cell Biology, mostrou que a dieta desses répteis era muito variada e também que menos metade das espécies eram herbívoras, outras eram insetívoras e algumas estritamente vegetarianas. Algumas espécies eram carnívoras. Estima-se ainda que, durante a Pré-História, existiam de três a seis vezes mais crocodilos que se alimentavam de vegetais em comparação aos carnívoros que conhecemos atualmente.

Por causa de sua dieta baseada em plantas e vegetais, esses crocodiliformes conviviam muito bem com mamíferos e podiam ser encontrados em diversos continentes. Isso possibilitou que o mesmo pudesse se adaptar aos mais variados ambientes. Para Paul Willis a dieta deles é considerada atípica, pois os coloca na base da cadeia alimentar.

Pesquisas apontam que esses crocodilos evoluíram pelo menos três vezes antes de serem extintas, após a extinção em massa que aconteceu durante o Triássico Final. O desaparecimento dessas espécies aconteceu há cerca de 66 milhões de anos atrás, durante a extinção em massa do Cretáceo (80% das espécies que viviam na Terra foram eliminadas, entre elas os dinossauros).

Confira também: Quais os animais mais mortais da Amazônia?

Os estudos a respeito desses répteis ainda não foi concluída. O próximo passo dos pesquisadores é tentar reconstituir a dieta desses crocodiliformes, para definir quais os tipos de plantas e vegetais faziam parte do “carpádio”.

Foto: Keegan Melstrom/The Natural History Museum of UTAHOs crocodiliformes foram reconstituídos durante o estudo.
Os crocodiliformes foram reconstituídos durante o estudo.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais