Do que se trata a ciência atuarial?

A base dessa ciência são as teorias de Economia, Administração, Contabilidade, Matemática, Finanças e Estatística.

Os diferentes tipos de ciências fazem parte da vida de todos os seres vivos. Algumas ciências são mais conhecidas, e outras nem tanto, como é o caso da Ciência Atuarial, também conhecida como Atuária.

Apesar de ser um nome pouco conhecido e que pode parecer até mesmo uma novidade, a ciência atuarial é antiga e usa conhecimentos específicos das matemáticas estatística e financeira, pois ela é a responsável pelas técnicas específicas de riscos e expectativas financeiras e econômicas. Ela é aplicada principalmente na administração de seguros e fundos de pensão. Além disso, ela é utilizada também na parte de capitalização e investimentos.

A Atuária surgiu na Inglaterra há cerca de 150 anos, durante estudos da mortalidade da população. Cálculos sobre a expectativa de vida eram realizados com o interesse nas questões de pensão e aposentadoria.

A base dessa ciência são as teorias de Economia, Administração, Contabilidade, Matemática, Finanças e Estatística. A Atuária ainda é dividida em dois ramos: vida e não-vida. Quando se trata de vida, ela abrange questões de longo prazo, como pensões, aposentadorias, seguros de vida e seguros de saúde. No não-vida, refere-se, por exemplo, a seguros de automóveis e responsabilidade civil.

Foto: Reprodução Internetnúmeros

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais