Do que o isopor é feito e qual o motivo de ser tão leve?

Esse item possui diversas utilidades, que vão desde preencher bichos de pelúcia até serem usados em construções civis.

O isopor é um dos materiais mais comuns de ser encontrado em nosso dia a dia. Esse tipo de plástico é utilizado para proteger objetos grandes e pequenos, é usado para trabalhos escolares, serve como isolante térmico, entre outras utilidades. Esse material diferenciado tem uma característica que o torna muito prático: é bastante leve.

Uma das informações mais interessantes sobre seu processo de fabricação é que, cerca de 98% de seu volume é constituído de ar (fato que torna o produto 100% reciclado, pois sua matéria prima é mínima). A base para a fabricação desse produto é o petróleo. O isopor é fabricado a partir de um polímero do composto químico estireno, que é expandido em pequenas bolhas ocas que variam entre 0,4 a 2,5 milímetros de diâmetro. Essas bolhas, que acumulam o ar, são as responsáveis por tornarem o produto leve.

As bolhas são expandidas por causa do agente químico pentano, que aumenta o produto em até 50 vezes de seu tamanho inicial através da liberação de vapores. As bolhas, depois de prontas, podem ser usadas no preenchimento de bichos de pelúcia ou almofadas, ou podem ser unidas para formarem alguma peça de isopor, seja para proteger algum objeto ou para ser usada em construções.

Foto: Reprodução Internetisopor

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais