De que é feito o kani kama?

Se você achou que estava comendo carne de caranguejo, informamos que você se enganou! Descubra do que essa pequena delícia é feita.

O kani kama é uma deliciosa comida que veio diretamente do outro lado do mundo para a mesa brasileira. Ele tem sido cada vez mais utilizado na culinária, principalmente em pratos japoneses. Porém, ele não está limitado somente à culinária do Japão, já sendo usado na composição de saladas, por exemplo.

Quando foi criado, o kani era feito exclusivamente de carne de caranguejo. Porém, o crustáceo tinha um alto preço, o que tornava a produção do kani kama cara e até mesmo inviável. Foi preciso então achar outra forma de fabricá-lo, sem que o sabor do caranguejo fosse perdido.

Foto: Reprodução Internetkani
 

Foi criado então um bastão, branco e rosa feito de carne de peixe, aromatizado com extrato ou carne de caranguejo, pois o objetivo do kani kama é imitar a carne desse crustáceo. Alguns fabricantes usam extrato de lagosta também para dar aroma ao alimento.

Sua principal composição é o surimi, que é uma massa feita com carne de pescado e peixes de carne bem branca. Na receita também estão inclusos amido de trigo, açúcar, clara de ovo, sal, vinho de arroz, proteína de broto de feijão, extrato de algas e de caranguejo ou lagosta, glutamato monossódico e, para finalizar e dar cor ao alimento, corante alimentício vermelho.

Foto: Reprodução Internetkani
 

Esse alimento é uma ótima fonte de proteína, porém, por ser totalmente industrializado, não é um alimento tão saudável como, por exemplo, o salmão cru, usado em pratos japoneses. Ele possui glúten e baixas calorias, mas, como tudo que não é natural, deve ser consumido com moderação. O maior problema do kani kama é a grande quantidade de sódio que ele possui. Um bastonete do alimento possui 116 mg de sódio, sendo que a recomendação diária de consumo é de no máximo 2g.

Ele é cozido a vapor, depois embalado a vácuo e vendido até mesmo em mercados. É facilmente encontrado nos congeladores de frios, junto com peixes e outros frutos do mar.

Foto: Reprodução Internetsalada kani
 

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais