Dia do Bombeiro: Conheça mais sobre essa importante profissão

Esses profissionais são responsáveis por atender a população de diferentes formas, seja após a ocorrência de algum acidente ou antes mesmo dele acontecer.

A profissão de bombeiro provavelmente está entre as mais difíceis de ser desempenhada, e, sem dúvidas, é uma das mais importantes para toda a população. Geralmente, quando pensamos no Corpo de Bombeiros, a primeira coisa que imaginamos é um incêndio e uma viatura com água para apagar o fogo. Porém, ser bombeiro vai muito além disso. A profissão é tão importante que ela tem um dia para ser celebrada no Brasil: o dia 2 de julho.

Foto: Reprodução InternetOs bombeiros desempenham um papel de extrema importância na sociedade e contribuem para garantir a segurança das pessoas.
Os bombeiros desempenham um papel de extrema importância na sociedade e contribuem para garantir a segurança das pessoas.

Esses profissionais são responsáveis por atender a população de diferentes formas, seja após a ocorrência de algum acidente ou antes mesmo dele acontecer. Para saber um pouco mais sobre a profissão, o Dr. Curioso conversou com o Tenente Pedroso, que faz parte do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul.

Para se tornar um bombeiro militar, é preciso primeiramente de muita preparação, tanto física quanto psicológica. O ingresso na profissão é através de concurso público, que exige cerco grau de conhecimentos intelectuais. Quando aprovado tanto no concurso quanto nos exames médicos e psicológicos, o candidato passa por um curso intensivo, onde ele aprende todas as atividades que desempenhará no dia-a-dia. Para o Tenente Pedroso, é durante esse período que o aprovado aprende o que é ser um bombeiro.

“É neste momento que aprendemos a “ser bombeiro”, por meio de aulas práticas e teóricas, onde somos constantemente forjados em habilidades específicas inerentes à profissão. Este é um período de adaptação onde aprendemos a servir à população mesmo com o risco da própria vida.”

Apesar de aprender o necessário para atuar durante o curso, constantemente os bombeiros estão em treinamento. Com frequência, eles realizam atividades que ajudam a aperfeiçoar seus conhecimentos técnicos e também melhorar a parte física. O objetivo é garantir que eles estarão prontos para qualquer ocorrência, a qualquer momento. “Temos que nos preparar mais e melhor para os próximos desafios, como se fosse uma roda, e sempre buscamos desempenhar a função com mais dedicação e comprometimento”, afirmou o Tenente.

Uma das atividades mais importantes do Corpo de Bombeiros, mas que dificilmente lembramos que é desempenhada por eles, é a prevenção de acidentes. Um exemplo disso são as inspeções realizadas em estabelecimentos comerciais, que necessitam de um alvará emitido pela corporação para poder funcionar. São os bombeiros que irão dizer se as instalações estão seguras para os trabalhadores e demais pessoas que frequentarão o espaço. Além disso, ainda é constante que atividades sejam realizadas com a população, visando conscientizá-las sobre como evitar incêndios e outros acidentes.

Quando uma ocorrência acontece, seja ela um acidente de trânsito, um desabamento de edifício, um incêndio ou até mesmo um desastre natural, o bombeiro é o primeiro profissional a prestar atendimento às possíveis vítimas. Em alguns casos, eles podem permanecer trabalhando no local por meses, como aconteceu quando a barragem em Brumadinho-MG se rompeu e atingiu centenas de pessoas. Esse profissional também atua em buscas e salvamentos em diversos ambientes, como matas e rios. Para atuar nas diversas ocorrência, os bombeiros possuem diferentes equipamentos e viaturas à sua disposição.

Foto: Site UOLO Corpo de Bombeiros desempenha diversas atividades de salvamento e atendimento de vítimas.
O Corpo de Bombeiros desempenha diversas atividades de salvamento e atendimento de vítimas.

Ter um grande controle sobre o lado psicológico é essencial para a profissão, pois algumas ocorrências podem trazer cenas chocantes e que sensibilizam as pessoas. Resgatar uma criança gravemente ferida em um acidente de trânsito ou uma pessoa que está embaixo de escombros é algo forte e que exige muito foco e até mesmo uma dose de “sangue frio” por parte dos profissionais. Questionado sobre qual a ocorrência mais difícil de atender, o Tenente demonstra a importância desse autocontrole.

“Os casos mais difíceis de atender são ocorrências com grave perigo à vida. Neste momento temos que controlar os sentimentos e buscar de todas as formas dar maior e melhor suporte às vítimas com risco de vida.”

Pedroso ainda conta que escolheu se tornar bombeiro quando era adolescente, pois desejava servir à sociedade, contribuindo de alguma forma para a vida das pessoas. Segundo ele, a cada dia surge uma história nova para ser contada, algumas com final triste que precisam ser superadas, e outras com final feliz, que deixam o profissional com sentimento de dever cumprido.

Dia do Bombeiro

O Dia do Bombeiro foi criado para homenagear a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, que aconteceu em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, comandado pelo major João Batista de Morais Antas.

A instituição criada por Dom Pedro II tinha características e finalidade diferente das que conhecemos hoje. Na época, a função dos bombeiros era diminuir a quantia de incêndios que aconteciam no país devido à falta de informação.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais