Descubra os benefícios da castanha de baru para nossa saúde

Essa castanha é típica do Brasil, encontrada em regiões como Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e parte do Maranhão.

A castanha de baru é um tipo de amêndoa típico de alguns estados brasileiros. Ela não é tão conhecida como a nozes e o amendoim, mas assim como eles, traz muitos benefícios para a saúde, principalmente quando estamos falando em saúde do coração. Ela é encontrada em regiões como Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e parte do Maranhão.

Além de ser um alimento excelente, essa oleaginosa também é muito utilizada pelas empresas de cosméticos.

Esse alimento é rico em óleos graxos essenciais e ômega 6 e 9, possui também ferro, zinco, fósforo, cálcio e magnésio, aminoácidos essenciais e um alto teor de proteínas. Ela ainda contém poder afrodisíaco, ação antioxidante e anti-inflamatória e pode ser utilizada no tratamento de reumatismo.

O óleo da castanha de baru, por possuir ômega 6 e 9, é ótimo para prevenir a hipertensão e reduzir consideravelmente o colesterol ruim (LDL). Ele ainda ajuda a regularizar os níveis de glicose e diminuir a incidência de câncer.

Além de ser antioxidante, essa castanha ainda contribui para diminuir a queda de cabelo. Ela também é indicada para tratar cabelos agredidos por químicas ou exposição solar. Estudos indicam que ele pode ser mais eficiente no uso capilar do que o famoso óleo de Argan.

Foto: Reprodução InternetCastanha de Baru
 

Por causa do ferro, ela é ótima para combater a anemia. Outro benefício que a castanha de baru proporciona é que ela auxilia na redução da gordura abdominal. O ômega 9 presente nela reorganiza os depósitos de gordura no organismo, evitando que as células adiposas se mantenham apenas na região abdominal.

Alguns estudos ainda revelaram que doenças como o Alzheimer, diabetes e a obesidade infantil são prevenidas quando a castanha é consumida.

Consumo

A castanha de baru pode ser consumida na forma de óleo, torrada, em forma de farinha e até mesmo em receitas, substituindo o amendoim, a castanha de caju ou nozes.

Consumir ela cru é contra indicado, pois possui elementos que podem impedir a absorção dos aminoácidos essenciais.

Foto: Reprodução InternetCastanha de Baru

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais