De que são feitos os marshmallows?

Apesar da aparência de doce super moderno, os marshmallows foram inventados em 2000 a.C., no Egito.

Os marshmallows são doces que tem como principal característica sua massa extremamente macia e esponjosa. Eles são tão apreciados pelas pessoas que já viraram itens indispensáveis em festas de aniversário infantil e até mesmo, foram parar em buquês de casamentos usados pelas damas de honra.

Foto: Reprodução InternetOs marshmallows conquistam mais fãs a cada dia, graças a sua textura macia e seu sabor delicioso.
Os marshmallows conquistam mais fãs a cada dia, graças a sua textura macia e seu sabor delicioso.

Criado por volta de 2000 a.C., no Antigo Egito, essa guloseima era feita de mel e aromatizado com seiva de malva (Althaea officinalis), planta que também é conhecida como marshmallow.

Em 1800, docerias francesas descobriram o doce e adaptaram sua receita, substituindo a seiva da malva por gelatina. No início a produção era totalmente artesanal, até que, em 1948, foi criada a extrusão. Esse processo, inventado pelo norte-americano Alex Doumak, consiste em cozinhar os ingredientes a uma temperatura de 115 °C, por aproximadamente 45 minutos. Após isso, a massa passa por tubos, onde recebe injeções de ar para que fique com a textura macia e inflada. Por último, ela era cortada e embalada. Até hoje a fabricação é feita desta maneira.

Atualmente, a receita sofreu mais algumas alterações e para fabricar o doce é utilizado basicamente glucose, gelatina, clara de ovo, flavorizantes e açúcar.

Marshmallow nos EUA

Você provavelmente já deve ter assistido filmes onde os norte-americanos estão em volta de uma fogueira, com um marshmallow espetado em uma vara.

Nos EUA, é comum que o doce seja consumido após ser colocado no fogo para tostar ou assar. Com isso, a guloseima cria uma camada caramelizada e no interior, surge uma camada líquida, derretida. No país, o doce também pode ser tostado junto com chocolate, entre biscoitos.

Foto: Reprodução InternetNos EUA, os marshmallows são assados ou tostados antes do consumo.
Nos EUA, os marshmallows são assados ou tostados antes do consumo.

Marshmallows explodem?

Quando aquecido demais, os marshmallows acabam explodindo e podem assustar os distraídos e desavisados. Isso ocorre pelo fato do doce conter pelo menos 50% de ar em sua composição. A gelatina utilizada permite que o mesmo se expanda quando entra em contato com o calor e, consequentemente, exploda.

Confira também: Como surgiram as balas fini?

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais